Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 785

Fazendo correções de Rais, Caged

MATEUS

Mateus

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 11 maio 2018 | 14:44

Leticia,

O Caged você preenche salva o arquivo, converte ele para acerto salva se for necessário, e abre ele, então quando você selecionar o estabelecimento o vinculo aparecera diretamente no acerto então seleciona o tipo de atualização e informa corretamente a data, assim basta enviar.

Já a Rais talvez você tenha que baixar o GDRAIS genérico, e enviar uma nova declaração retificadora apenas com o funcionário que deseja retificar, provavelmente irá pedir o numero do CREA a ser retificado,

Michel Martins de Araújo

Michel Martins de Araújo

Prata DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 5 anos Sexta-Feira | 11 maio 2018 | 14:46

No meu entendimento, você faz a retificação do Caged no mês em qual a informação foi enviada de forma incorreta, excluindo-a.
Faz a retificação no mês em que a informação não foi enviada, incluindo-a. (Entendo que a multa neste mês pela omissão da informação de um vínculo é devida.)

Quanto a RAIS:

DADOS DO EMPREGADO

Para retificar erro no campo remuneração e demais campos, exceto PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO, o estabelecimento deve providenciar o envio de uma DECLARAÇÃO RETIFICADORA, utilizando o programa GDRAIS 2017, contendo somente o(s) empregado(s) que foi(ram) declarado(s) com erro. Neste caso, não é necessário excluir a informação enviada anteriormente.

Para retificar os campos: PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO, o estabelecimento deverá:

•gerar uma nova declaração RAIS do estabelecimento, utilizando o programa GDRAIS 2017, incluindo somente os empregados que foram corrigidos e realizar a sua transmissão; e


•realizar a exclusão do(s) empregado(s) que foi(ram) corrigido(s), utilizando a opção "Exclusão de vínculos: ano-base 2008 a 2017", preenchendo todos os dados solicitados, inclusive o número do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção "Enviar".


Na declaração de retificação devem ser gravados somente os empregados que foram corrigidos e, quando for o caso, os vínculos a serem incluídos. Os empregados declarados corretamente não devem constar na declaração retificadora para evitar duplicidades.

Em se tratando de inclusão de estabelecimentos/empregados, omitidos anteriormente, a empresa deverá gerar uma nova declaração CBO, utilizando o programa GDRAIS 2017, informando apenas os estabelecimentos/empregados omitidos. Neste casos, a gravação desta declaração deverá ser como nova, e não como retificadora.


Fonte: clique aqui

Atenciosamente,

Michel Martins de Araújo
Analista em Departamento Pessoal

"O que ganho, se conquisto aquilo que busco? Um sonho, um alento, uma espuma de alegria fugidia. Quem compra o contentamento de um minuto para se lamentar uma semana?"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.