Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 2.295

Ciência da Operação - Cancelamento de DANF

Evaristo Oliveira

Evaristo Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 5 anos Terça-Feira | 15 maio 2018 | 17:17

Olá!

Trabalho em uma empresa e uma de minhas responsabilidades é garantir que a nota fiscal está válida, porém em algumas ocasiões o fornecedor me informa que cancelou a DANFE, porém ao verificar no site da Fazenda, a nota está com o status "Ciência da Operação pelo Destinatário (Órgão Autor: AN)", Sei que o prazo para cancelamento de DANFE é 24 horas.
Neste caso há algum documento, instrumento que eu possa solicitar e usar para garantir que aquela DANFE é nula ou cancelada ?
Depois de 24 horas da emissão é possível cancelar uma DANFE.

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 5 anos Terça-Feira | 15 maio 2018 | 18:07

Não confundir 'ciência da operação" com 'confirmação da operação'"
Através do evento ciêcia da operação o destinatário declara ter ciência sobre uma determinada operação destinada ao seu CNPJ, mas não possui elementos suficientes para apresentar a sua manifestação conclusiva sobre a operação citada.
ATENÇÃO: essa ciência quer dizer apenas que o destinatário sabe que há uma nota envolvendo seu CNPJ, somente isso. O registro deste evento libera o XML da NF-e para download.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.