x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 2.317

Operação triangular pelo qual o produto final seja entregue ao consumidor final, que não o adquirent

ANANIAS COUTO DOS SANTOS

Ananias Couto dos Santos

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Sábado | 19 maio 2018 | 09:21

Bom dia, senhores!

Estou passando por uma situação dentro da empresa que consiste no seguinte:

Uma empresa A da PB (adquirente) compra de uma empresa F de SC (fornecedora) para que o produto seja entregue a uma empresa I de PE (Industrializadora), que, por sua vez, entrega ao Consumidor Final de PE, conforme interesse da empresa A. Assim, eu sei que entre a empresa F emite uma nota de VENDA (CFOP 6122) para empresa A e uma nota de REMESA (CFOP 6924) para empresa I. Esta, em sequência, emite duas notas para a empresa A: uma de RETORNO (CFOP 6925) e outra de INDUSTRIALIZAÇÃO (CFOP 6125). Entretanto, o produto industrializado não vai para a empresa A, a fim de que esta envie para o seu Consumidor Final. Ao invés disso, a Empresa I envia diretamente para o Consumidor Final. Quais seriam os CFOP´s envolvidos nesta última operação? Neste caso a Empresa I emitiria uma nota de REMESSA (CFOP 5924) para o Consumidor Final e a empresa A, por sua vez, emitiria uma nota de VENDA (CFOP 6101 ou 6102) para o Consumidor final?

GEORGE NUVENS

George Nuvens

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 21 maio 2018 | 17:59

Ananias, acredito que nesse caso a empresa I deva emitir uma nota de Remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros (CFOP - 5923) para o Consumidor final, e a empresa A emita uma nota com o CFOP 6118/6119.

É uma operação triangular bem complexa, já que envolve Industrialização por Encomenda e Remessa Por Conta e Ordem. Rsrs

Mas se possível dê uma verificada no link abaixo que poderá clarear um pouco mais sua situação.

https://www.icmspratico.com.br/industrializacao/

Abraços.

George Nuvens
Setor Fiscal/Tributário
Vertent Assessoria Contábil
(88)99946-0506 / 3119-0703

"Mutatis Mutandis"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.