x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 237

Comprovante de ICMS

Pedro Henrique

Pedro Henrique

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Compras
há 5 anos Terça-Feira | 22 maio 2018 | 08:50

Bom dia,

Compramos de um fornecedor itens destinados a industrialização, porém o mesmo foi incluído indevidamente por alguns dias no REF, mas que depois foram excluídos. Recebi a orientação de que devo solicitar a empresa o comprovante de recolhimento (ainda que não antecipado) de ICMS das notas referente a este ano, como segurança. Porém o fornecedor alega que o ICMS é pago mediante a emissão de GIA onde constam as informações e GUIA MENSAL onde consta o ICMS total do mês, ou seja, refere-se a todas as vendas do mês descontados os créditos de ICMS a que a empresa faz jus. E informa que não há como enviar comprovante específico.
Minha dúvida é: como vou conseguir esses comprovantes?

Obrigado,

Pedro

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 4 anos Segunda-Feira | 17 fevereiro 2020 | 08:44

Como foi excluído do Regime Especial de Fiscalização, então, não precisa se preocupar!
Guarde o email do fornecedor por 5 (anos) e anote o fato no livro RUDFTO (isso comprova que você estar de boa fé).
Você não deixa claro do que se trata, mas pela sua colocação, ele (fornecedor), nessa operação, é que é o responsável pelo pagamento do ICMS. Caso seja isso, então, numa possível omissão de pagamento do ICMS, antes de você ser molestado, o Fisco precisa primeiro buscar o fornecedor que não pagou o ICMS a que estava responsável.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.