x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 35

acessos 28.144

Escrituração do livro caixa

MICHELLE

Michelle

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 16:04

Gostaria de saber o que devo fazer no lançamento da conta banco em relaçao a uma transferencia de debito, ou seja uma saída da conta banco se devo lancar o valor referente como entrada na conta caixa, como?
Tb em relaçao a lançamento de extrato um historio de saque na conta banco deve se lancar o valor sacado na conta caixa, por favor me de um exemplo, estou confusa....
Obrigada pela atenção!

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2009 | 17:05

Michelle Patricia dos Santos.

A partir desse link Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=livro+caixa" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Banco de Dados Do FORUM você terá inumeros casos para sanar sua dúvida.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
MICHELLE

Michelle

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2009 | 08:00

Sr. Claudio Rufino



Já tive acesso ao Banco de dados do forum, porém continuo com a mesma duvida, por favor me explique..
Um deposito feito na conta banco eu devo colocar o valor na saída do caixa?
Um saque feito na conta banco eu devo dar entrada no caixa como suprimento do caixa, como devo fazer?
As entradas de cartão na conta banco deve ser feito algo na conta caixa ou so lançar a entrada na conta banco?
Ex: Extrato de conta corrente da Empresa
Redcard 50,00+

Por favor me responda estou confusa e não quero fazer sem ter certeza de que esta correto......

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2009 | 08:10

Michelle.

Quanto às Rotinas de Escrituração do Livro Caixa, veja a seguir:

Pagamentos efetuados através de cheque:
Os pagamentos, em geral, efetuados através de cheques, inclusive pré-datados, deverão ser normalmente registrados na data de ocorrência de cada pagamento, na coluna "Saídas" do livro Caixa. Referidos pagamentos deverão ser comprovados através de documentação hábil e idônea (Nota Fiscal, duplicata, recibo de salário, guia de recolhimento, etc.).

Recebimentos efetuados através de cheque:
Os valores recebidos através de cheques, inclusive pré-datados, relativos a vendas, quitação de duplicatas mantidas em carteira, etc., deverão ser registrados, na coluna "Entradas" do livro Caixa, na data do evento.

NOTA:

A pessoa jurídica submetida ao regime de tributação simplificada deverá escriturar no livro Caixa toda a movimentação financeira, inclusive bancária.

A movimentação financeira, neste caso, compreende todos os ingressos e saídas de numerário de forma globalizada, isto é, abrangendo toda a movimentação feita através do caixa e de bancos.

O livro Caixa é único, isto significa, por exemplo, que a transferência de numerário entre matriz e filial e vice-versa não deve ser registrada, uma vez que o saldo de caixa não é alterado. Da mesma forma, a transferência de numerário do "caixa" para "banco" e vice-versa ou de "banco" para "banco" não é escriturada.

Portanto, o livro Caixa funcionará como "Caixa/Bancos" efetuando o registro dos recebimentos e dos pagamentos, partindo de um saldo inicial, representativo da soma dos saldos das disponibilidades existentes no início do ano-calendário ou das operações da empresa.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
MICHELLE

Michelle

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2009 | 09:17

Sr Claudio Rufino

Deixe ver se eu entendi então vc quis dizer que
Depositos e saques na conta banco não precisa ser informado no caixa, mesmo a conta caixa e a conta banco sendo contas lancadas individualmento e agrupadas na emissão do relatório ref ao livro caixa mensal?

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2009 | 09:49

Michelle.

O que escrevi foi o seguinte:

Pagamentos efetuados através de cheque:
Os pagamentos, em geral, efetuados através de cheques, inclusive pré-datados, deverão ser normalmente registrados na data de ocorrência de cada pagamento, na coluna "Saídas" ((seu livro caixa deve ter uma coluna com essa denominação)) do livro Caixa.

Referidos pagamentos deverão ser comprovados através de documentação hábil e idônea (Nota Fiscal, duplicata, recibo de salário, guia de recolhimento, etc.).

Recebimentos efetuados através de cheque:
Os valores recebidos através de cheques, inclusive pré-datados, relativos a vendas, quitação de duplicatas mantidas em carteira, etc., deverão ser registrados, na coluna "Entradas"((seu livro caixa deve ter uma coluna com essa denominação)) do livro Caixa, na data do evento.

Ao contrário do que voce escreveu:

Sr Claudio Rufino

Deixe ver se eu entendi então vc quis dizer que
Depositos e saques na conta banco não precisa ser informado no caixa, mesmo a conta caixa e a conta banco sendo contas lancadas individualmento e agrupadas na emissão do relatório ref ao livro caixa mensal?

Pense você no livro caixa como um todo, os recebimentos devem ser escriturados na coluna das entradas e os pagamentos na coluna de saidas.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
MICHELLE

Michelle

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2009 | 10:20

Sr Caudio Rufino

Será que meu raciocinio está corrreto?
Devo lancar o extrato de conta corrente como esta no historio na entrada ou saida na conta banco e na conta caixa se houver um deposito na conta banco no dia 06, ou seja entrada, eu devo lancar uma saida do caixa no mesmo dia como mesmo valor com o historio referente a deposito na conta banco...

Desculpa pela ensistência, pois estou aprendendo a fazer o caixa sozinha.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2009 | 10:46

Michelle.

Diante das propostas de acima descritas, apenas estou anexando a este post um modelo de livro caixa para sua visualização, tenho certeza que agora entenderas como se escritura tal livro.

Faça uma copia do arquivo, para tanto, basta clicar na figurinha de um disquete que está no rodapé da página ou se preferir, no desenho de um HD que esta na parte superior direita da página com uma seta verde enorme.

Bom trabalho.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
MICHELLE

Michelle

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2009 | 14:25

Sr Claudio Rufino


Minha conclusão, o que estiver de historico no extrato bancario se lança no caixa e não em uma conta banco?
È necessario ter uma conta banco para lancamentos além da conta caixa?

ADRIANO

Adriano

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 14 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2009 | 15:57

Michele,

Acho que posso te ajudar, porque vc nao cria uma conta BANCO e uma CONTA CAIXA, e faz os lançamentos no livro caixa, ao final vc terá o resultado certinho da conta banco e da conta caixa.

O que sair e entrar no banco faz a contrapartida na conta BANCO.
O mesmo raciocínio na conta CAIXA.

Espero ter ajudado

Adriano Sentineli

Lutar SEMPRE, Vencer TALVEZ, Desistir NUNCA !!!!!
Roberto Francisco Daniel Neto

Roberto Francisco Daniel Neto

Bronze DIVISÃO 4, Professor(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2009 | 17:09

Michelle, Boa Tarde!

Quanto aos lançamentos no Caixa, podemos pensar da seguinte maneira:

Livro Caixa:
1º ex. Pagamento de Energia Elétrica com dinheiro do Caixa:
No Livro Caixa, escriture na coluna saídas o valor pago, não esquecendo do histórico (seguir modelo do Livro apresentado pelo nosso colega Claudio Rufino, ok?)

2º ex. Depósito no Banco com dinheiro do Caixa:
Seguir o mesmo procedimento do lançamento acima.

3º ex. Pagamento de Energia Elétrica com cheque:
Escrituração direta no Livro Diário, na Conta "Bancos Conta Movimento", ou seja:
Débito na Conta "Despesas com Energia Elétrica"
Crédito na Conta "Bancos Conta Movimento"

Todas as orientações dos nossos Colegas serão de grande valor para seus trabalhos.

Estamos a disposição para eventuais esclarecimentos.

MICHELLE

Michelle

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2009 | 15:16

Obrigada Roberto Francisco
Então qd eu faço um deposito eu dou saída do caixa entrada no banco...
Quando eu faço um saque eu dou entrada no caixa e saída do banco???
E qd entra um dinheirono na conta banco referente a cartão eu faço algum lançamento na conta caixa???

Roberto Francisco Daniel Neto

Roberto Francisco Daniel Neto

Bronze DIVISÃO 4, Professor(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 22:17

Michele,

Antes da entrada do dinheiro na conta Bancos Conta Movimento, você deveria fazer o lançamento da venda, ok?

1. No momento da venda com Cartão de Crédito:
Débito - Contas a Receber
Débito - Despesas com Cartão/Administradora
Crédito - Receitas com Vendas de Mercadorias

2. No momento do recebimento da venda:
Débito - Bancos Conta Movimento
Crédito - Contas a Receber

Obs. Se na venda gerar ICMS, não esqueça de contabilizar.

Percebemos que nos dois fatos administrativos citados acima, ou seja, no momento da venda e no momento do recebimento os fatos foram escriturados diretamente no Livro Diário. Assim, lance no Caixa os fatos que efetivamente entrarem ou saírem do seu Caixa.

Em tempo: do lado do ícone "Regras do Fórum" você pode filtrar uma pesquisa. Com certeza várias mensagens sobre este assunto você encontrará.

Precisando, estaremos a disposição!

Até mais.

MICHELLE

Michelle

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2009 | 17:55

Obrigada Luis Roberto

Agora me tire outra duvida os clientes sempre mandam copias de cheques que são lançadas na data que serão compensadas, porém qd chegava o extrato estavam lançando aquele mesmo cheque referente ao historico do extrato bancario, sendo assim dando saída naquele mesmo valor duas vezes no caixa e no banco, o que esta errado, mas a minha pergunta é eu devo lançar o cheque pela copia no caixa ou pelo extrato na conta banco????

Roberto Francisco Daniel Neto

Roberto Francisco Daniel Neto

Bronze DIVISÃO 4, Professor(a)
há 14 anos Terça-Feira | 3 novembro 2009 | 13:51

Michele,

A princípio, os cheques são pagamentos à vista. Quanto ao prazo (pré-datado) é um acordo comercial entre as partes. Se você emitiu um cheque à vista, lance pela cópia do cheque, afinal você não saberia dizer quando o favorecido irá receber o valor junto ao Banco emitente.

Bom trabalho!!!

Bruno Antas Silva

Bruno Antas Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2009 | 10:31

Michelle ,

toda documentação contábil referente a pagamento e recebimento,efetuados no banco devem estar no extrato bancario. Agora com relação a conta caixa, vc só lançará na mesma os valores que estão disponivel no caixa da empresa.

exemplo:01 compra de mat. de escritório, no vlr. R$ 1000,00 , avista.


D- Desp. mat. escritório
C- Caixa
exemplo 02: Recebimento em dinheiro ref. a dupl. nº 0001 no vlr. R$ 2000,00

Saldo da conta caixa: 2000,00 -1000,00 = R$ 1000,00


Abraços...

Bruno Antas .´.
MICHELLE

Michelle

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2009 | 09:48

Alguem pode me ajudar ainda estou com duvidas
O que devo fazer para justificar um saque na conta banco sem que esteja descriminado para que fim aquele dinheiro foi usado???
Por favor quem souber a resposta me responda o qt antes estou aguardando, obrigada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2009 | 11:27

Bom dia Michelle.

A demora da resposta pretendida se dá pelo fato de que (a seu exemplo) não temos nós, como "adivinhar" a destinação do referido saque.

Assim sendo, resta-lhe a alternativa de solicitar ao Departamento Financeiro as informações que você precisa.

...

MICHELLE

Michelle

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2010 | 08:55

Bom dia

Teria como vocês me auxiliarem em relaçao a uma transferência de uma filial para uma matriz.
A matriz deve pagar esse mercadoria a filial, se a resposta for sim de qual forma?

Mais uma pergunta, qual o tipo de documento que deve ser usada na quitação de um contrato de mutuo?


Obrigada pela atenção.

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 6 janeiro 2010 | 16:13

Caro Colegas
Peguei uma associação sem fins lucrativos para fazer a contabilidade de janeiro de 2009 em diante. Verificando o chamado "Relatorio Gerencial" para mim quer dizer "Caixa" notei tres saídas escrituradas - cheque-depósito. Após contato, já que estava interpretando como deposito Banco, para minha surpresa era depósito mas de mats.constr. Indaguei sobfre a NF. de despesas, não souberam me informar. Para surpresa o colega anterior contabilizava várias saídas em Despesas Administrativas Diversas., (??) o que os colegas acham disso??
aguardo, abraços..

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
ARMANDO JOSE DE SOUSA

Armando Jose de Sousa

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 7 janeiro 2010 | 19:56

Com certeza essa Operacao se trata de Caixa Dois... Por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos, e ser uma associacao onde existem mais pessoas como socias, esse Administrador devera prestar contas a diretoria de tudo que gastar... E de tudo com Nota Fiscal. Nao existe um lancamento de uma despesa sem seu documento fiscal para comprovacao.

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 7 janeiro 2010 | 20:08

Caro Colega Armando
Realmente a sua interpretação é a mesma que a minha. Só que entrei em contato com a tesoureira da igreja e disse a ela independente de bater o saldo ou não, eu iria somente contabilizar os lançamentos que estavam documentados e pronto, no que foi aceito na hora. Disse tambem que a responsabilidade do contabilista é meramente técnica, ficando toda a responsabilidade a tesouraria da igreja pelos documentos que ela apresenta para a sua contabilização. É isso......
abraços

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
MICHELLE

Michelle

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 8 janeiro 2010 | 08:46

Alguem poderia me responder a pergunta que fiz anteriormente em relaçao a transferência de mercadoria de uma filial para uma matriz e sobre o contrato de mutuo;

MICHELLE

Michelle

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 7 abril 2010 | 14:57

Alguem poderia me responder a pergunta que irei fazer a seguir:
Na conta banco de uma empresa nos descriminamos o que esta no historico do extrato bancario, certo, porém eu gostaria de saber se no caso um cheque depreciado nós deveremos descriminar na conta banco para que aquele cheque foi pago, alem da copia de cheque que ja esta na pasta do caixa contendo as informaçoes necessarias????
Por favor me responda assim que puder...

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.