Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.385

Contrato de experiência e atestado médico

Eduarda

Eduarda

Iniciante DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 15 junho 2018 | 14:27

Boa Tarde colegas, gostaria muito da ajuda de vocês com um assunto importante,
Tenho um empregado que esta no contrato de experiencia, ocorre que ele enviou uma mensagem de texto (whats) informando que tinha um atestado do dia 08/06 a 08/08 sendo que o contrato dele vai até 18/06.
mais essa informacao ele enviou uma foto de parte do atestado da qual nao mostra assinatura nem nome do medico nem ao menos motivo do afastamento.
Como empregador posso, enviar a comunicação de termino do contrato de experiencia sem intenção de torna-lo indeterminado e ja realizar a rescisao? tendo em vista que ele nao apresentou junto a empresa atestado valido para comprovação de afastamento?
e ainda, se ele se recusar a receber a comunicação o que devo fazer?

Agradeço desde ja

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 15 junho 2018 | 17:04

Eduarda Boa tarde!

A principio é aconselhável enviar no minimo 3 cartas com AR convidando o trabalhador a se comparecer a empresa e retornar as suas atividades laborais, caso ele não se manifeste a empresa pode ainda enviar um representante até o endereço do colaborador para verificar o motivo que o mesmo não esta indo ao trabalho, este procedimento é uma forma prudente de não cometer um desligamento e o trabalhador ter que ficar afastado pelo inss e consequentemente a empresa ter que refazer todo trabalho corrigindo as informações já prestadas. Bem quando o trabalhador fica afastado por período superior a 15 dias a empresa assume estes primeiros 15 dias e a partir do 16º dias encaminha-o para a previdência, no caso de contrato de experiência o contrato fica suspenso.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh
Eduarda

Eduarda

Iniciante DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 09:31

Fredson Lopes, Bom dia!

No caso mesmo o empregado nao apresentando atestado a penas alegado que o tinha, eu como empresa nao posso presumir que ele tem o atestado e ficar esperando passar o prazo do contrato de experiencia nao é !?
devo resguardar a empresa, e apresentar intenção de rompimento do contrato, tendo em vista que o mesmo não apresentou atestado, para que este não se torne indeterminado, e mandar o mesmo comparecer junto ao sindicato para assinar a rescisão?

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 12:45

Eduarda boa tarde!

Como dito anteriormente a empresa deve tentar contato com o trabalhador tomando medidas cautelares de prudência enviando cartas com AR, enviando representante para se certificar da real situação do trabalhador afim de evitar tomar uma atitude que possa vir a se reverter, peça ao trabalhador que encaminhe o tal atestado por um parente ou até mesmo uma foto assim terá maior segurança no documento que o mesmo diz ter.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.