Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 84.827

Contabilizar Salario Maternidade

DONIZETTE SANTANA DE OLIVEIRA

Donizette Santana de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2009 | 10:38

No dia a dia nos deparamos com casos novos e no momento me ocorre uma dúvida. Já pesquisei no banco de dados mas não encontrei exatamento o que procuro.Solicito ajuda dos colegas, quando a contabilizacao do salario maternidade (compensação). o Caso é o seguinte:

Salario Maternidade:
03/2008 - R$ 425.00
04/2008 - R$ 425.00
05/2008 - R$ 425.00
06/2008 - R$ 455.00 Total pago pela empresa: R$ 1.730.00

INSS devido pela empresa (Simples Nacional) :
03/2008 - R$ 143.00
04/2008 - R$ 157.00
05/2008 - R$ 165.00
06/2008 - R$ 165.00 e dai em diante fica mais o menos neste valor...

Fiz a compensacao total do INSS devido pela empresa, mes a mes na GFIP de 03/2008 até 02/2009 e agora quero contabilizar estes valores. Quais os lançamentos devo efetuar ? Abraços a todos.

Lindomar Araujo

Lindomar Araujo

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2009 | 17:10


No pgto mensal do sal maternidade:
debite INSS a compensar (ativo)
credite salarios a pagar (passivo)


Na compensação mensal:
debite INSS a recolher (passivo)
credite INSS a compensar (ativo)

O saldo a compensar que fica na conta INSS a recolher é o que consta na GFIP. Caso o valor do sal maternidade seja maior que o INSS a recolher, lance somente o valor necessário pra zerar o INSS a recolher, e vá amortizando o valor do sal maternidade com o inss até zerar tal valor.

Espero ter ajudado!

Gilmara Ferreira Oliveira

Gilmara Ferreira Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 1 março 2010 | 16:32

Bom tarde, estava fazendo alguns lançamentos de icms, quando fiquei numa duvida. O lançamento de icms eu lanço assim D= ICMS e C= ICMS A RECOLHER (provisao), quando pago eu bx D= ICMS A RECOLHER E C= CX ou BNCO. E como devo fazer com GNRE e o mesmo lançamento, pq n deixa de ser icms, so com a diferença de ser um recolhimento especial. Por gentileza, alguem pode me tirar essa duvida e se eu estiver errada, me de um exemplo.

Obrigada

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Sábado | 4 setembro 2010 | 01:15

Bom dia, Neide


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Uma industria Simples Nac emitiu Nota Fiscal eletronica p/ Comercio Varejista tb de Paulo, esquecendo de aplicar subst trib posso fz NF complementar SOMENTE DA SUBT TRIB ?
como devo emitir nesse caso?

Observe que sua dúvida está postada na sala de "contabilidade em geral" (que nada tem a ver com os serviços de contabilidade geral que escritórios prestam - rh, escrita fiscal, ir, etc.); esta sala de contabilidade em geral destina-se a debater estritamente os aspectos científicos da Contabilidade propriamente dita - lançamentos, análises, demonstrações, etc.

Por gentileza, faça sua pergunta na sala "legislações estaduais e municipais", que é frequentada por pessoas experientes neste assunto.

Na certeza de que sua próxima dúvida será postada na sala adequada, agradeço pela atenção dispensada.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
ALOIZIO MENEZES DE ANDRADE

Aloizio Menezes de Andrade

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sábado | 4 setembro 2010 | 20:18

oi donizete, o salário família e o salário maternidade são debitados quando são pagos pela a folha e deduzidos da guia do inss por não se tratar de despesas da empresa, pois os creditos dos mesmos são lançados atravez da provisão da guia do inss, a seguir: EXEMPLO.

D =INSS (DESPESAS) - 1.380,00
C = SAL. MATERNIDADE (DESPESAS) - 500,00
C = SAL.FAMÍLIA (DESPESAS) - 28,00
C = INSS A PAGAR (PASSIVO) - 852,00

GOSTARIA DE TER AJUDADO.TCHAU

monica S DA S MENDES

Monica s da s Mendes

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 6 setembro 2010 | 20:29

Estou fazendo lançamento de uma agencia de viagem , onde consta pgto Royalties , eh tratado como despesas ou não? eu lançei como despesas, mas estou com duvida, essa agencia eh franqueada.]

Monica

Juarez Garbeto

Juarez Garbeto

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 14:18

Estou com uma dúvida sobre a contabilização do Salário Maternidade.
Exemplo:
Janeiro pagamos R$ 606,09
Fevereiro R$ 606,09
Março R$ 606,09
Abril R$ 99,68

de salario maternidade.

Está correto o lançamento desta forma?
Na provisão:
Débito INSS a Recuperar (AC)
Crédito em Salários a Pagar (PC) pelo valor de R$ 606,09

No Pagamento:
Débito INSS a Recolher (PC)
Crédito INSS a Recuperar (AC) pelo valor do INSS devido do mes.

E o saldo da Conta Salário a Pagar como vou baixar?

No aguardo agradeço.

Garbeto

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 14:05

Boa tarde Juarez Garbeto


Salário maternidade é um beneficio concedido pela Previdência Social e pago pela empresa à respectiva empregada gestante e por sua vez, a empresa compensa esse valor abatendo do que a empresa deve mensalmente para previdência. A contabilização desse beneficio se faz debitando a conta INSS a recolher no passivo e a credito da conta Salários a pagar, ambas no passivo circulante. Caso a empresa por algum motivo não possa compensar como informado acima, deverá fazê-lo por meio de processo.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.