Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 288

INSS Autônomo

Décio Carlos da Costa

Décio Carlos da Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 20 junho 2018 | 08:34

Olá!

Trabalho como autônomo e tenho dúvidas sobre o valor da contribuição, no caso, o tomador de serviços normalmente recolhe os 11% para o profissional prestador de serviços, porém, gostaria que fosse 20% para poder solicitar minha aposentadoria por tempo de contribuição/serviço,. Posso indicar isso direto no recibo RPA ou RPS, ou devo efetuar um recolhimento complementando em 9% para atingir os 20%, isso pode ser feito? Qual o procedimento para isso e qual o código de contribuição devo usar (Contribuinte Individual)?

Desde já obrigado.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 5 julho 2018 | 09:28

Caro Décio,

Não entendi sua dúvida, pois se recolher 11% de um salário mínimo ou 20% de um salário mínimo irá se aposentar com um salário mínimo. Recomendo que procure um contador e exponha seu caso, ele poderá lhe orientar de forma melhor.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Décio Carlos da Costa

Décio Carlos da Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 5 julho 2018 | 11:56

Olá Reinaldo, obrigado pela atenção.

Então, a pergunta não é sobre o valor com o qual vou me aposentar, mas sim se contribuindo com esses 11% por mais 3 anos, atuando como prestador de serviço, eu terei direito a aposentar por tempo de contribuição ou tenho que complementar +9% para completar 20%, mesmo que seja sobre o salário mínimo ou independente do cliente recolher 11%, eu tenho que recolher 20% separadamente para obter esse benefício.

Tenho de contribuição: 32 anos recolhendo 20%, hoje atuo como prestador de serviços, o vocês recomendam, podem me ajudar?

Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.