x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.998

Acerto de Clientes

Wilton do Espirito Santo

Wilton do Espirito Santo

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 09:53

Bom dia Amigos do fórum. A minha dúvida é seguinte: na contabilidade existe uma conta de clientes que esta com um saldo credor (246.538,67) , ou seja, a contabilidade deixou de lançar a débito alguns juros ou alguns valores, que não sei exatamente o que é, pois não foi eu que fiz.

Pergunta: Como eu posso fazer este acerto na minha contabilidade? sabendo que este valor esta errado, não pode estar com um saldo credor?

Posso simplesmente fazer estes lançamentos? Porque seguindo o principio da contábil, mesmo que estes valores não contabilizados forem um receita, eu não posso lançar como receita agora.

D = Clientes
C = Ajuste de Exercícios anteriores

Grato se alguém puder me ajudar, esta conta de clientes esta me deixando incomodado, pois não quero leva-los para 2.010

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 11:25

Bom dia Wilton,

Se não foi você "quem fêz" o alerta deveria ter sido dado aos responsáveis pela empresa, quando do recebimento da documentação e transcrição das contas contábeis daquele Balanço Patrimonial para seu Balanço de Abertura (inicial).

Hoje, não há como regularizar esta conta sem o reconhecimento das receitas que gerariam o aumento dos débitos deste cliente e (por consequência) aumento de impostos, retificação das Declarações já entregues, etc.

Vale dizer que o registro proposto por você é completamente irregular e não deve ser efetivado.

Sugiro que reúna-se com os interessados e exponha a situação e a solução para que, autorizado, a coloque em prática.

...

Jaber Polanczyk Suleiman

Jaber Polanczyk Suleiman

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 18:25

Boa tarde,

Se você possuir o livro razão dos períodos anteriores pode fazer uma conciliação e verificar se não há recebimentos duplicados.
Dois fatores, ao meu ver, poderiam fazer a situação chegar onde chegou:

1- Falta lançamento de receitas referente períodos anteriores.

2- Lançamento de recebimento de clientes duplicados e/ou lançamentos incorretos a crédito na conta de clientes.

Lembrando que o razão poderá tirar estas dúvidas, ou ao menos parte delas.

Att.

Jaber Suleiman

Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 2 dezembro 2010 | 14:55

Wilson
boa tarde
li sua duvida e estou com um problema parecido, voce conseguiu resolver, ?se voce puder me dar um caminho,
abraços, Ana

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.