Momento Contábeis

Prazo para a entrega do SPED/ECF | Fiscalização do eSocial | Resultado do primeiro exame do CFC 2018

Contábeis o portal da profissão contábil

21
Jul 2018
23:38

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Mostruário - Endereço de faturamento Diferente

1respostas
172acessos

Evandro Bruns

Usuário Iniciante

profissãoAnalista Fiscal
mensagens34
pontos395
membro desde24/06/2014
cidadeJaragua do Sul - SC
Postada:Quarta-Feira, 11 de julho de 2018 às 11:21:57
Tenho a seguinte situação:
Somos uma empresa do ramo Têxtil de Santa Catarina e iremos encaminhar uma Remessa de Mostruário para nosso representante.
Por legislação a Remessa de Mostruário não tem ICMS. .

Acontece que este nosso representante reside e atuará no estado do CE, mas tem uma empresa constituída aqui no estado de SC.

Diz este nosso representante que em outra empresa aqui em SC que ele trabalha, acontece o faturamento com endereço lá do CE..

Achei muito estranho, ele ter o cadastro na Receita em SC, mas receber mercadoria com endereço do CE.

Este endereço não sai em dados adicionais como endereço de entrega ou algo assim... Sai no próprio campo de faturamento..

Nosso representante não possui IE..

Sei que quando é uma Venda, acontece de emitir nota fiscal por conta e ordem, mas com dois CNPJs diferentes..

Neste caso, posso ter um cadastro de um estado, mas colocar endereço de outro??

Agradeço a quem puder me auxiliar!

Whatts: (47) 9 8456-0945
evandrobruns@me.com
Jose Flavio da Silva

Usuário 2 Estrelas Douradas

profissãoAtendente
mensagens1.533
pontos8.667
membro desde24/10/2017
cidadeFortaleza - CE
Postada:Quinta-Feira, 12 de julho de 2018 às 21:57:46
A empresa do cearense em Santa Catarina não tem nenhuma relação com mostruários a serem apresentados no Ceará! Ele é representante do emitente da NF-e situado em Santa Catarina, portanto, a nota fiscal deverá ser emitida no nome do representante (e não no nome da empresa dele em Santa Catarina).
Atentar que o representante tem o objetivo de apresentarem o produto aos seus potenciais clientes e que não se considera mostruário aquele formado por mais de uma peça com características idênticas, tais como: mesma cor, mesmo modelo, espessura, acabamento e numeração diferente. Assim, se for um sapato, para mostrar ao potencial cliente, basta um pé (e não um par) direito ou esquerdo.
Assim, a NF-e deverá ser faturada mesmo no nome do representante. Na saída de mercadoria a título de mostruário, o contribuinte dever emitir Nota Fiscal indicando como destinatário o seu empregado ou representante, sem destaque do imposto.
No retorno dessas amostras remetidas a título de mostruário, o contribuinte deve emitir Nota Fiscal relativa à entrada das mercadorias, que, além dos demais requisitos, deve conter no campo de identificação do destinatário os dados do próprio emitente.

Obs. Ver regras no Ajuste Sinief 02/2018.

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

conheça mais

Facebook

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César