Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 0

acessos 3.623

SPED ECF - Empresas pagam IRPJ a maior por estimativa

Jean Henrique

Jean Henrique

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 17 julho 2018 | 10:34

Muito bom dia colegas,

Trabalho em empresas que estão no lucro real anual por estimativa mensal em que as apurações mensais, as vezes, sofrem alteração por motivos de mudanças na contabilidade.

Exemplo:
Jan
valor apurado original - 100.000 (valor pago)
valor recalculado após o pagamento - 80.000

O ECF utiliza os 80.000 como estimativa, e ajustávamos para os 100.00. Agora não é mais possível!

Algumas dessas mudanças aumentam as despesas, reduzindo assim o imposto. Entretanto, as alterações são feitas depois que os impostos já foram pagos, resultando em um pagamento a maior de IRPJ e CSLL.

Para compensar esses pagamentos, fazemos anualmente no ECF, colocando o valor do débito do imposto nos registros N620 e no registro N630, que é a apuração anual do imposto, na linha 24 informávamos o valor efetivamente pago por estimativa, levando em conta os pagamentos a maior por motivos de alteração na contabilidade.

Este ano, o referido campo 24 já puxa o valor automaticamente das estimativas mensais pagas, não gerando assim a diferença do valor a maior que foi efetivamente recolhido.

Alguém está com este mesmo problema ou trabalha em uma empresa no mesmo caso? Preciso de um campo para informar essas estimativas pagas...

Obrigado pela opinião de vocês!

Jean

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.