x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.785

Obrigatório a abertura de MEI para autônomo prestador de serviços (Mecânico)

Willian Costa

Willian Costa

Iniciante DIVISÃO 1, Mecânico Automotivo
há 5 anos Terça-Feira | 17 julho 2018 | 14:49

Boa tarde,

Sou mecânico autônomo e já trabalho no ramo a 2 anos sem ter nenhuma empresa aberta, apenas contribuo minha parte do INSS como autônomo, e desse ano pra cá tive obrigatoriamente que solicitar uma maquininha para aceitar pagamentos via cartão. Contratei o serviço da Rede (userede) para pessoa física e, no site deles não informa e nem sei se deveriam informar a respeito de complicações ao transacionar valores todo mês, pois minha preocupação é sobre possível imposto de renda, ou alguma complicação que eu possa ter futuramente.

Minha renda mensal é de aproximadamente 4.000 reais, porém sempre recebia em dinheiro os serviços executados, então não me preocupava em pagar impostos e etc...

O fato de eu ter solicitado essa maquininha para pessoa física e continuar exercendo meus serviços sem abrir uma MEI pode trazer complicações futuras por estar movimentando/transacionando valores via maquininha de cartão? É mais vantajoso e seguro abrir a MEI ou posso continuar como fiz durante os dois anos?

Antecipo agradecimento aos que puderem ajudar a esclarecer essas dúvidas.

Att

Mayara Santos Vian

Mayara Santos Vian

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 18 julho 2018 | 17:19

Boa Tarde.

No seu caso, eu abriria uma MEI para regularizar. Continuar na mesma forma pode te trazer problemas agora que você adquiriu maquina de cartão.

A outra opção seria pagar carnê-leão, como autônomo, mas em relação a valores o MEI o custo seria menor.

Aqui no PR tem lugares, como agência do empreendedor ou associação comercial que realiza a abertura e também faz a declaração.

Mas não são difíceis de fazer.

Espero ter ajudado.

Mayara

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.