x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 2.600

Quadro societario da filial

Juliana Nonato

Juliana Nonato

Bronze DIVISÃO 4, Account Manager
há 5 anos Quarta-Feira | 18 julho 2018 | 14:24

Bom tarde!


Vou abrir uma filial em MG e a natureza juridica é uma sociedade empresaria limitada.
Por gentileza, gostaria de saber se o valor do capital social e a divisão das quotas da filial poderão ser diferentes do capital e divisão de quotas da matriz.

Agradeço.

Juliana Nonato.
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 18 julho 2018 | 15:50

Juliana, não existe divisão nenhuma. O capital da filial, é sempre destacado da Matriz, entende? No proprio texto da clausula de capital social mda filial, padrão ja diz: R$ 000000, destacado do capital da Matriz. evidentemente, precisa ter cuidado para não destacar 100% óbvio. se precisar aumentar, aumenta na Matriz e destaca. é isso

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Juliana Nonato

Juliana Nonato

Bronze DIVISÃO 4, Account Manager
há 5 anos Quarta-Feira | 18 julho 2018 | 17:41

Agnaldo, boa tarde!

Fiquei um pouco confusa com a sua explicação e acho que também não especifiquei corretamente a minha solicitação.

De acordo com a lei, o capital da filial não poderá exceder o valor da matriz, porém, o meu cliente gostaria de mudar o valor das quotas dos socios somente na filial. Por exemplo:

Matriz com capital de R$50.000,00 : socio 1 = 80% e socio 2 = 20%

Filial com capital de R$20.000,00 : socio 1= 90% e socio 2 = 10%

Os sócios 1 e 2 serão os mesmos na matriz e filial.

Juliana Nonato.
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 18 julho 2018 | 17:51

Juliana, neste caso nao poderei contribuir. como te disse, a participação do socio é na empresa como um todo. Tanto que o lucro deve ser apurado de forma consolidada, entende
Resumindo: A participação na filial é o mesmo % da Matriz. entendo que não tem como mudar esta regra. sugiro uma consulta direta na Junta do comercio, ou aguardar outros colegas se posicionar. até porque não tenho embasamento para o que te falei. faço isso na prática. vou acompanhar outras respostas, mas creio q é como eu disse;

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Juliana Nonato

Juliana Nonato

Bronze DIVISÃO 4, Account Manager
há 5 anos Sexta-Feira | 20 julho 2018 | 14:33

Agnaldo, boa tarde!


Eu concordo com a sua posição, principalmente pelo fato de o lucro deve ser apurado de forma consolidada. Nenhum atendente da junta comercial sabia sobre esta informação e também não encontrei nenhum embasamento teórico sobre o assunto.


Obrigada pela sua colaboração.

Juliana Nonato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.