Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 521

Duvida empresa no meu nome - dívidas!

Daniel

Daniel

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 5 anos Domingo | 29 julho 2018 | 13:44

Boa tarde, pessoal
Eu sou totalmente novo aqui e encontrei o site nas pesquisas do Google e se alguém puder me ajudar na minha dúvida eu ficaria imensamente feliz, pois sou totalmente leigo no assunto!
No ano de 2007 eu tinha menos 16 anos e minha irmã e mãe resolveram abrir uma empresa no ramo de uniformes, acabaram me colocando nisso como (Sócio Ou Acionista Menor (Assistido/Representado). Daí muito tempo se passou, minha irmã acumulou dívidas com o banco Itaú (até hoje recebo ligações de cobrança dessas dívidas) e a empresa ficou parada no tempo, porque lá por 2010 ela parou de pagar contabilidade e todas as taxas e tudo mais!
Nunca tive nada haver com a empresa, nunca participei nem trabalhei com isso, apenas tive a infelicidade de ter o meu nome como sócio, sendo que na época eu nem consciência disso tinha! Atualmente eu curso Medicina e fiquei sabendo que ao final do curso nós devemos abrir uma empresa para poder pegar os plantões e também trabalhar em alguns Hospitais.. e fiquei muuuuito preocupado.. será que eu vou conseguir abrir uma empresa devido ao problema que mencionei acima?
Também não faço a mínima ideia de como retirar o meu nome dessa empresa antiga, que além das dívidas que ficaram com o banco ficou tudo parado desde então (nem documento eu acho que minha irmã guardou dessas coisas).

Se alguém puder me dar uma luz.. eu agradeço!

SILVIO NASCIMENTO

Silvio Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Domingo | 29 julho 2018 | 21:04

Ola Daniel!!

Você pode abrir empresa como medico sem problemas , ok??

Quanto as dividas da outra empresa enquanto você era menor de idade, o ideal é você procurar sair da sociedade , entrando em comum acordo com sua irmã e mãe , transferindo as quotas pra uma das duas ou outra pessoa se assim conseguir e desejar.


Grato e a disposição .


Oculto
Watts APP

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 30 julho 2018 | 07:56

Bom dia Dr Daniel.

O fato da empresa estar com dividas não o atrapalha em abrir outra empresa, mas caso queira entrar no Simples Nacional pode ser que o sr não consiga, dado que deve haver pendencias no nome do sr.

A pessoa quando entra como sócio de uma empresa, mesmo não participando das operações dela, é como se ele estivesse assinando um "cheque em branco": se a empresa não honrar seus débitos os sócios pagam por isso.

Até gostaria de alertar ao sr caso entre em alguma sociedade médica (normalmente abre-se uma sociedade simples pura), mesmo que se aleguem que a responsabilidade por dívidas não é assumida pelos sócios, cuidado: já participei de processos que o juiz deu sentença obrigando os sócios a pagarem pelos débitos da empresa.

Sendo assim sempre é bom ter cautela.

Agora sobre a empresa que já esta funcionando, o ideal é conversar amigavelmente com seus parentes para lhe retirarem o nome da sociedade. Caso não atendam, a solução judicial terá que ser aplicada.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.