x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 14.214

Ajuste de Exercícios Anteriores

LUCIANE SiLVEIRA

Luciane Silveira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2018 | 16:43

boa tarde

Gostaria de saber como faço para ajustar a conta de um fornecedor onde a nota foi baixada da seguinte maneira:

Debito: Despesas (Resultado)
Cedito: Caixa

O correto seria Debitar a conta de fornecedor, porem não foi, assim o saldo do fornecedor fica em aberto. Neste caso por ser lançamento de anos anteriores e só observador o erro recente em 2018 pensei em utilizar a conta de Ajuste de exercícios anteriores e para isso gostaria de uma ajuda de onde Classificar esta conta no plano de contas e como ajustar este saldo de fornecedor utilizando este ajuste?
Como nunca utilizo esta forma ainda é novo este tópico bem como se esta conta deve zerar ou não.

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2018 | 17:23

Faz a correção em 02/01/2018.

Debito - Conta de Fornecedor
Credito - Ajuste de Exercicio Anterior

No meu plano de contas está classificado assim:

230000000 PATRIMÕNIO LIQUIDO
230100000 CAPITAL SOCIAL
230200000 RESERVAS
230202000 LUCROS E PREJUÍZOS ACUMULADOS
230202003 AJUSTE RESULTADO

E se não me engano em regra a conta pode ficar em seu balancete mas no balanço patrimonial não pode, então você deve zerar ela.

No caso só fazer o lançamento:

Debito: Ajuste de Exercicio Anterior
Credito: Resultado do Exercício ou Lucros Acumulados.


Espero ter ajudado. Sucesso



Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
LUCIANE SiLVEIRA

Luciane Silveira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2018 | 09:35

Bom dia

Obrigada Renato.


Suas colocações ajudaram bastante.

Porem no caso do zeramento ser lançado direto na conta de lucros acumulados, no final do exercício de 2018 não vai interferir na DRE/DMPL, eu teria que abrir uma Nota Explicativa deste ajuste?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.