x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.996

Contabilizar Pagamento com Cartão de Crédito

Giovanna Vieira

Giovanna Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 10:34

Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida...
Gostaria de saber como contabilizo um pagamento de cartão de crédito. A fatura é do dono da empresa, mas quem paga essa fatura é a empresa em que o mesmo é o dono.
Como faço isso?

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 11:37

Giovanna Vieira,

Na verdade é preciso orientar o cliente que não se deve misturar os recursos e despesas do sócio com a empresa (Princípio da Entidade).

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
cesar augusto

Cesar Augusto

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 11:38

Giovanna, bom dia!

Se esse cartão é pessoa física por que a empresa está pagando na conta PJ da empresa, o correto seria ele pagar a fatura do cartão dele pela sua conta pessoa física, para não ferir o principio da Entidade. Oriente ele sobre isso.


Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 11:56

Giovanna Vieira,

Complementando:

Porém, como foi utilizado recurso da empresa para isso, essa saída bancária deverá ser contabilizada.

porém, para fazer tal lançamento, você primeiro deverá orientar o cliente quanto a este ponto e decidir junto a ele qual opção será utilizada para tratamento da saída bancária da empresa. Algumas opções:

a) Distribuição de lucros (caso haja saldo);
b) Passar esse valor por folha de pagamento (como ajuda de custo de pro labore, observando as tributações);
c) Empréstimo ao sócio

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Giovanna Vieira

Giovanna Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 12:03

Daniel, em relação a isso. Não era eu que contabilizava essa empresa, era uma outra pessoa aqui do escritório... Eu me orientei com ela como era esse processo, o que ela me informou foi que, esse dono faz as compras através desse cartão mas nunca enviou uma nota para ela lançar. E nisso, ela começou a lançar tudo no caixa.
E eu agora sou responsável pela contabilidade dessa empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.