Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 528

Abertura de Curso Livre Rio de Janeiro - acima do 3o pavimento

ANTONIO GAMA MALAFAIA

Antonio Gama Malafaia

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Financeiro
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 17:02

Pessoal, uma cliente está querendo abrir uma empresa de curso livre (reforço escolar, curso de inglês) e comentou algo referente a ser proibido no Rio de Janeiro abrir esse tipo de estabelecimento acima do 3o piso de qualquer prédio. Alguém, poderia me informar se procede essa informação? Desse forma não se poderá abrir um curso desse no 8o andar?

Grato

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Sábado | 11 agosto 2018 | 11:23

Exatamente isso, terá que fazer a consulta do local antes de fechar contrato de locaçao,, pois dependendo do zoneamento, e da natureza da edificaça, ou seja, ela pode ser, residencial, mista, ou comercial. Exemplificando;
1 - Se for residencial, nao pode, somente como ponto de referencia, e a pessoa exerce seu oficio em outro local, mas pode emitir Nfs, etc (e muito comum esse tipo, tanto para educaçao como medicina , engenharia, etc...)
2 Mista sao as construções em que as atividades comerciais, sao permitidas ate o 4º andar,o restante e residencial ( mas isso depende do zoneamento).
3-Comercial - Tipo de construção dedicada para uso comercial, as atividades sao permitidas em todos os andares, mas e recomendável antes de fechar o contrato de locação , consultar as normas internas do condomínio , visto que pode constar das mesmas e de seu estatuto, a vedação a determinadas atividades( exemplo, atividades que perturbem , os demais ocupantes, ou que por sua natureza e incompatível, tipo discoteca , ou atividades que demandam muita movimentação alem do normal e inadequada)
Espero que tenha esclarecido sua duvida, mas caso persista mais alguma , nos retorne com a mesma, sera um prazer poder ajuda-lo a sanar a mesma.
Atenção sempre que for abrir um cliente novo , tome esses cuidados, e com o numero do IPTU, faça a consulta pelo " Carioca Digital", antes de tudo ate de elaborar o contrato social, para nao queimar sua imagem logo de inicio. Espero ter ficado satisfeito. Tenha bons clientes, e adimplentes, e estude muito pois tudo muda a toda hora, Boa sorte e saúde.
Sds. Ribeiro

Um homem nao , nao e medido por seu tamanho, peso, cor, ou posses que possua, mas sim por suas ideias e açoes., humanas.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.