x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 2.414

Encerramento de Empresa- S/A - Dificuldade

Carlos Abranches

Carlos Abranches

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 14 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2010 | 10:22

Bom dia a todos, pessoal estou com um problemão nas mãos e venho carregando desde 2007, o cenário é o seguinte:

Abri(mos) em meados de 2007 em sociedade anônima uma empresa para venda e revenda de produtos no setor mecânico, cada cota da sociedade com 50%, porém logo no finalzinho de 2007 por atitudes levianas e desonestas por parte do outro sócio optei por não mais manter a sociedade e o mesmo devido aos problemas gerados por ele mesmo na sua vida social,conjugal e familiar sumiu do mapa sem deixar rastros.

Por esse motivo por depender da assinatura do mesmo não consigo encerrar a empresa, conversei com o contador na época e o mesmo "sugeriu" o encerramento forçado , mas nao sei o que isso pode acarretar pra mim no futuro, pois a empresa contém débitos e não me sinto responsavel por todo o débito da mesma já que a maioria foi feita pelo outro sócio alguns sem meu conhecimento.

Preciso da ajuda de vocês, existe uma forma de resolver esse meu problema ? Penso em ao menos conseguir realizar um destrato para tirar meu nome da sociedade pois preciso abrir a minha empresa como microempresário e não consigo devido o vínculo com essa empresa que alias, não gerou lucros nem divididendos na RF nem outros orgãos pois me desfiz da soceidade (Verbalmente) antes mesmo de fazer a emissão dos formulários de nota fiscal.

Estou perdido, tento um destrato ? Encerramento ? não consigo encontrar mais esse sócio, não sei nem dizer se está vivo ou morto.

Obrigado a todos.

Eric Medeiros

Eric Medeiros

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2010 | 13:58

Bom dia
Srs Usuarios do Forum

Estou com problema para encerrar uma S/A, o caso foi o seguinte:

Em 1991 foi constituida uma Sociedade entre familiares, pai e filhos.
No ano de 2005 o Presidente(PAI) da empresa veio a falecer.
Os socios que sobraram me solicitaram para encerrar a mesma, pois ela esta inativa a anos, porem eles não tem quaisquer documentos da empresa. E outra, a empresa consta como INAPTA Omissa Não Localizada na Receita Federal, como vou realizar o pedido de ativação do CNPJ sendo que o presidente veio a falecer? Pois o presidente não deixou quaisquer testamentos. Como irei dividir as cotas dos socios que sobraram? Dividirei as quotas igualmente aos socios restantes? Ja que todos são filhos do presidente. Alguem tem um modelo de dissolução de sociedade anonima, com os dizeres que o presidente morreu.

Desde já Agradeço

Eric Medeiros | Contador | Inscrito no CRC-SP

Contabilidade Verde
Nossas redes e contatos >https://linktr.ee/contabilidadeverde

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.