x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 8.311

Merci Lacerda

Merci Lacerda

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 5 março 2010 | 16:21

Boa Tarde

Tenho uma grande dúvida, estou fazendo a contabilidade de uma empresa de Factoring, e esta quando esta paga pelo título, faz descontos diversos , inclusive acertos para arredondamento de valores.

Como faço a contabilização destes fatos contábeis?

Preciso saber as contas de débito e credito a serem utilizadas!

No aguardo

Obrigada

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 8 março 2010 | 11:21
Merci Lacerda

Merci Lacerda

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 9 março 2010 | 14:59

Continua ....

Tenho uma grande dúvida, estou fazendo a contabilidade de uma empresa de Factoring, e esta quando esta paga pelo título, faz descontos diversos , inclusive acertos para arredondamento de valores.

Como faço a contabilização destes fatos contábeis?

Preciso saber as contas de débito e credito a serem utilizadas!


Por favor alguém poderia me ajudar?

Merci.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 10 março 2010 | 21:24

Pois é Merci Lacerda... eu pesquisei e encontrei e para sua "comodidade" vou transcrever para cá uma postagem feita Terça-Feira, 19 de maio de 2009 às 14:28:33

O Ato Declaratório Normativo da Coordenação Geral do Sistema de Tributação (COSIT) nº 51/1994 definiu que na alienação de duplicatas à empresa de Factoring deve ser observado o seguinte:

I - a diferença entre o valor de face e o valor de venda do título de crédito à empresa de Factoring será computada como despesa operacional na data da transação;

II - a receita obtida pela empresa de Factoring, representada pela diferença entre a quantia expressa no título de crédito adquirido e o valor pago, deverá ser reconhecida, para efeito de apuração do lucro líquido do período, na data da operação.

A definição é importante porque havia controvérsia se a diferença representava ganho financeiro ou receita de serviço para a empresa de Factoring. Se fosse ganho financeiro, a alienante da duplicata teria que apropriar a despesa pelo critério de pro rata tempore e a empresa de Factoring apropriaria a receita pelo mesmo critério.

A Receita Federal entende que a diferença entre o valor de face da duplicata e o valor de aquisição representa receita de serviço da empresa de Factoring.

Praticando os registros contábeis temos:

Do Registro na Empresa Faturizada - Empresa Alienante do Título.

Considerando que a empresa "Alfa" vendeu a uma empresa de Factoring uma carteira de duplicatas no valor de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), e recebeu por essa venda a quantia de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), teremos os seguintes lançamentos contábeis:

D - BANCO CONTA MOVIMENTO (Ativo Circulante) 40.000,00
D - DESPESAS DE FATURIZAÇÃO(Conta de Resultado) 10.000,00
C - DUPLICATAS A RECEBER (Ativo Circulante) 50.000,00

Do Registro na Empresa Faturizadora - Empresa Adquirente do Título.

Por outro lado, a empresa de Factoring adquirente do título deverá proceder aos seguintes lançamentos:

D - DUPLICATAS A RECEBER (Ativo Circulante) 50.000,00
C - BANCO CONTA MOVIMENTO (Ativo Circulante) 40.000,00
C - RECEITA DE FATURIZAÇÃO (Conta de Resultado) 10.000,00

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Merci Lacerda

Merci Lacerda

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 8 setembro 2010 | 09:38

Preciso de ajuda

Estou fazendo a Contabilidade de uma empresa de factoring.

E me encontro em grande dificuldade na seguinte situação:

Esta empresa de Factoring troca títulos não recebidos (já contabilizados antes) com novos titulos e estes compõe novas operações.

Simplificando, em 31/12/2009 ela fez uma operação de credito com a empresa x e, depois de 40 dias ela pega os tituloS adquiridos em 31/12/2009 e os troca por novos, compondo uma nova operação de factoring!
Como registrar esta operação na contabilidade, não sei que contas usar!!

No aguardo,

ALDEMIR NASCIMENTO DA SILVA

Aldemir Nascimento da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2010 | 12:35

Boa tarde Merci,

Pelo que entendi da sua última postagem, a empresa está pagando o valor líquido de uma nova operação de factoring usando títulos de crédito contabilizados na conta "Duplicatas a Receber", logo você deve creditar esta conta(Duplicatas a Receber).

A contabilização da nova operação seria:

D - DUPLICATAS A RECEBER (Ativo Circulante) 70.000,00 (pela entrada dos novos títulos)

C - DUPLICATAS A RECEBER (Ativo Circulante) 50.000,00
(pela saída dos títulos anteriores)

C - RECEITA DE FATURIZAÇÃO (Conta de Resultado) 20.000,00
(pelo valor da receita auferida na nova operação)

Aldemir

Fllávia Lopes

Fllávia Lopes

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 22 março 2012 | 10:16

Bom dia,

Tenho uma factoring que possui um cliente A que tinha um determinado saldo até 30/09/2011. A partir do mês 10/2011 um outro cliente 'incorporou' o saldo desse cliente e passou a dar baixa nesses titulos e comprar mais. Como devo proceder quanto a contabilização, pois são cnpj's diferentes? Devo cadastrar esse novo cliente e fazer o lançamento de transferencia de saldo?


Grata desde já,

Fllávia Lopes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.