Bom dia, Hugo
Como faria o lcto de empresa optnte do SiMPLES, No
Livro CAIXA, para os seguintes fato;
1) TED de terceiros no valor de R$ 20.000,00, no dia 01 de janeiro
2) Débito da quantia de R$ 19.900,00, na mesma data
Pelo teor de seu texto facilmente compreende-se que tal empresa optante pelo simples escritura apenas o livro caixa no intuito de atender as exigências do fisco, de acordo com o disposto no § 2º do Art. 26 da
Lei Complementar 123/2006 que adiante transcrevo:
Art. 26. As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional ficam obrigadas a:
...
§ 2º As demais microempresas e as empresas de pequeno porte, além do disposto nos incisos I e II do caput deste artigo, deverão, ainda, manter o livro-caixa em que será escriturada sua movimentação financeira e bancária.(grifos meus)
Porém, quem exige apenas o Livro-Caixa é somente o fisco,
isoladamente, pois a
contabilidade completa e de acordo com as normas profissionais e legais em vigor é
obrigatória conforme consta nos parágrafos 1179 a 1195 do
Código Civil (Lei 10406/2002) que deixo de citar por aqui por ser um texto relativamente extenso.
Portanto, se a empresa mantiver a escrituração contábil completa a movimentação bancária não se aplica ao livro-caixa que destina-se a registrar o movimento de
dinheiro em espécie; mas, se for mantida a desaconselhável prática de escriturar somente o livro-caixa (em detrimento das exigências do Código Civil), considerando que a LC 123/2006 (endereço virtual no parágrafo anterior) ordena que seja registrado em livro-caixa toda a movimentação financeira e bancária, a conclusão é simples:
1) TED (transferência eletrônica disponível)
recebida é o mesmo
entrada de dinheiro e deve ser lançada na coluna da esquerda que é chamada de "entradas" ou "recebimentos"
1.a) TED (transferência eletrônica disponível)
enviada é o mesmo
saída de dinheiro e deve ser lançada na coluna da direita que é chamada de "saídas" ou "pagamentos"
2) Débito, provavelmente na conta corrente bancária, ou seja, saída de valor que resulte na diminuição do saldo, conforme o nome diz, é uma saída que será lançada na coluna da direita.
3) Cálculo do saldo: 0 + 20.000 - 19.900 = 100
Bom trabalho