x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 104

acessos 21.622

Abertura de empresa

HARYANA DE OLIVEIRA PARANHOS

Haryana de Oliveira Paranhos

Iniciante DIVISÃO 2, Sócio(a) Gerente
há 14 anos Segunda-Feira | 12 abril 2010 | 13:08

Boa tarde,
preciso muito de ajuda...estou abrindo uma empresa de representação de material hospitalar... estou totalmente perdida gostaria de saber:

aonde eu registro o contrato social?
a empresa se enquadra em micro empresa,como faço esse enquadramento?
quanto eu pago para a jucerja pelo registro?

obrigada a todos

Roberto T. Fº

Roberto T. Fº

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 14 abril 2010 | 19:27

Olá Haryana,

Entendo tratar-se de uma sociedade simples, cuja competência de registro é de cartório e não da Junta, apesar de que talvez se consiga o registro no órgão do comércio.

É uma profissão regulamentada e como tal, deve ser registrada no Conselho Regional dos Representantes Comerciais, aqui é o CORCESP, no Rio não sei qual seria. Essa atividade não pode ser optante pelo SN e por esse motivo, não pode ser ME ou EPP.

Essa é minha opinião e estou aberto a crítica dos colegas.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Roberto T. Fº

" ... tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como se estivésseis fazendo a Deus e não aos homens ..." - Col. 3:23
Neide Santos

Neide Santos

Ouro DIVISÃO 1, Diretor(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 18:48

Senhores tenho duvidas na seguinte questão: Existe um engenheiro civil e um arquiteto, os dois querem constituir uma empresa porém é no ramo de COMERCIO varejista de moveis, tambem prestam serviços diversos na area da reforma e construção,como: Prestação de serviços de instalação de portas, janelas, armários embutidos de qualquer material; Instalação e manutenção elétrica, hidráulicas, sanitárias e gás; Obras de acabamentos em gesso e estuque; Serviços de pintura de edifícios em geral; Obras de acabamento da construção;Obras de alvenaria;Serviços de montagem e manutenção de móveis de qualquer material; Aplicação de revestimentos e de resinas em interiores e exteriores; Reparação de artigos do mobiliário; todos com ramo de atividade permitiva para o ingresso no simples nacional e também é uma empresa ME-
Pergunta:
Na constituição da empresa digo no contrato social devo especificar a profissão de cada um , ou devo colocar como COMERCIANTES, para nao ter problemas futuros com a receita federal quanto ao SIMPLES NACIONAL se a RFB entender que se trata de uma sociedade de ..."que tenha por finalidade a prestação de serviços decorrentes do exercício de atividade intelectual, de natureza técnica, científica, desportiva, artística ou cultural, que constitua profissão regulamentada ou não, bem como a que preste serviços de instrutor, de corretor, de despachante ou de qualquer tipo de intermediação de negócios; "...
por favor preciso de ajuda nesta questão, desde ja muito obrigada

Viviane Silva

Viviane Silva

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 23:03

Boa noite Neide,

O enquadramento ME diz o quanto uma empresa fatura, por favor me corrijam se eu estiver errada:

ME empresas que faturam até R$ 240.000 no ano;
EPP empresas que faturam acima de R$ 240.000,00 até R$ 2.400.000,00.

Deve-se colocar no contrato tudo o que é feito, mesmo que resumido, mas deve estar de acordo com os CNAEs que serão utilizados.

Deve ser colocado sim no contrato a qualificação dos sócios, pois caso eles tenham de dar laudo, ou assinar algum projeto deve ser assinado por um profissional credenciado no CREA, pois o que mudará é que terão de pagar o CREA da empresa, além do CREA dos sócios, mas a tributação não muda por causa da qualificação, até mesmo porque todas as atividades descritas que serão exercidas pela empresa não são de carater intelectual! Agora se a empresa fizer alguma atividade intelectual realemnte não se enquadrará na tributação do simples!

Espero ter ajudado! ;p

Vivi Silva
[email protected]
Tel: 12 97404-6798
Christiano de Jesus

Christiano de Jesus

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 10 maio 2010 | 13:40

Olá pessoal, estou abrindo uma padaria, como poderia colocar a descrição no objeto social do contrato, ela produz os pães e roscas e vende para o consumidor final, mas há possibilidade de venda para empresas? é comércio varejista.
Poderia ser "Comércio varejista de pães, confeitaria, doces, salgados e bebidas", alguém faz contabilidade de alguma?

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (Jo 1:12;13)
JOAO PAULO DE QUEIROZ

Joao Paulo de Queiroz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 11 maio 2010 | 23:24

Pessoal, é seguinte: Comecei o processo de abertura de uma empresa indivitual. Dai a empresária, por problemas pessoais, pediu pra eu interromper o processso. Nessa altua eu já tinha o registro da Junta Comercial, restanto portando apenas o registro na RFB. Minha pergunta é o seguinte:
Se eu continuar o processo agora, 4 meses após o registro na Junta, a data de entrada em atividade vai ficar sendo a que foi registrada na Junta ou a que for apresentada a RFB?

JOAO PAULO DE QUEIROZ

Joao Paulo de Queiroz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 12 maio 2010 | 09:09

Monica você se refere ao documentos pessoais, então não precisa ficar com os orginais. Basta que você tire cópias e faça a autenticação no cartório. Se você se refere aos documentos da empresa, esses vem sempre em duas vias, então você pode ficar com uma via e o cliente com outra.
Eu costumo digitalizar todos os documentos, dai quando preciso de cópias não preciso ir atrás do cliente.

JOAO PAULO DE QUEIROZ

Joao Paulo de Queiroz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 12 maio 2010 | 10:34

Ok Monica. É o seguinte, o correto é você ficar com uma via original de todos os documentos, pois como eu disse, normalmente os documentos são confeccionados em duas vias, logo uma pra você e outra para a Contabilidade. Você não estar errada. Você deve sim ficar com uma das vias, pois a fiscalização sempre exige o original.
Eu trabalho a muito pouco tempo com contabilidade e prefiro como disse anteriormente, digitalizar os documentos e entregar os originais, pois para mim é uma responsabiliade a menos..

Disponha.
João Paulo

Clarice Gonsale Roman

Clarice Gonsale Roman

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Administrativo
há 13 anos Sexta-Feira | 21 maio 2010 | 14:34

Boa Tarde JOÃO PAULO DE QUEIROZ.

Entendi que você registrou o Requerimento na Junta Comercial, mas não concluiu a Inscrição do CNPJ, Correto ?
Sendo assim, vc não precisa continuar a abertura da empresa para depois encerrar. Você terá que pedir na Receita Federal uma Declaração ou Certidão constando que a empresa não foi inscrita no CNPJ. Esta declaração/certidão você deverá anexar ao distrato social na JUNTA COMERCIAL.

Espero ter te ajudado !!

Clarice

Rodrigo de Souza Arouca

Rodrigo de Souza Arouca

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 24 maio 2010 | 16:49

Boa tarde pessoal,
tenho um cliente que quer encerrar a firma em nome do filho dele, mas existem debitos pendentes com a receita, e ele quer abrir uma empresa nova, em sociedade com uma outra pessoa, no mesmo endereço. perguntas:
-existe a possibilidade de, no caso da empresa nova ser aberta no mesmo endereço e com o mesmo ramo de atvidade, da receita federal (e demais órgãos)entender como uma "sucessão", ficando a nova empresa responsavel pelos debitos da empresa anterior, e a anterior não tendo mais vinculo com a divida ( ou algo do genero) , com isso a empresa do filho poder dar baixa ?
-caso não dê, qual seria a melhor alternativa para meu cliente conseguir limpar o nome do filho, uma vez que foi o pai quem usou? pelo que me informaram, o filho esta prestando concurso publico, e se ele passar podera não entrar em função dos débitos da empresa em seu nome.
Abraço a todos!

selma maria varela de lima

Selma Maria Varela de Lima

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 24 maio 2010 | 17:26

Por favor me tirem essa duvida.

Tenho um cliente empresario individual no ramo de comercio que faz parte do simples. Està querendo constituir uma sociedade limitada com mais 02 amigos tambem pelo simples.

Pode uma pessoa fazer parte de uma empresa individual e de uma sociedade limitada?

JOAO PAULO DE QUEIROZ

Joao Paulo de Queiroz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 24 maio 2010 | 17:56

Boa noite Selma.

olha pode sim, uma mesma pessoa pode participar de um LTDA e possuir uma Empresa Individual, desde que esta não tenha restrições no CNPJ nem no CPF.
Quanto a forma de migrar de uma ME para uma LTDA, confersso que não sei como se dar o procedimento, mais sei que é possível.
Espero que os colegas de forúm ajude-a e esclareça esse procedimento, pois assim também estará me ajudando.

Paula  Del Rio

Paula Del Rio

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 26 maio 2010 | 01:20

Oi Pessoal, me desculpem hoje vou bater o record de perguntas. Obrigada pela atenção de todos.
Mas .... vamos la. Para abrir uam empresa sem fins lucrativos o que é necessario, trata- se de uma faculdade a qual os meninos do Centro Estudantil de relações Internacionais da Faculdade da UFRGS ( Porto Alegre) vao receber uma verba para um simposio na area, so que o patrocinador exigiu que els tenham um CNPJ. Pergunto - Como sera esta constituição (Ltda ?) eles tem uma ata a qual ja foi deliberado tesoureiro, administradores etc. ( eles ja tem uma verba em banco no nome de um dos alunos) pois eles tem uma taxa mensal que é paga entre os alunos. apos este projeto que se realizara em setembro o centro estudantil fara as devidas apresentações de valores e prestações de contas para que no prazo maximo ( dezembro) esta empresa seja disolvida ou melhor vao dar baixa na mesma. Por favor se alguem poder me exclarecer pois tenho muitas duvidas se ela tera responsabilidades fiscais quais serão e com relação a entrega das declarções ( sera obrigada) e com relação ao termino prazo estipulado como fazer para dar baixa?

Wilson Tadeu Vieira de Souza

Wilson Tadeu Vieira de Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 26 maio 2010 | 11:39

Um amigo ( cantor de pagode ) deseja abrir uma empresa de produções musicais e deixar seu nome registrado.
Não terá empregados, e o endereço da firma será o de sua propria residencia.

Ele poderá abrir a empresa somente na prefeitura, visto que não comprará e nem venderá nada.

Josias Verissimo de Medeiros

Josias Verissimo de Medeiros

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 5 janeiro 2011 | 11:18

tenho um cliente quer quer constituir uma empresa(sociedade) COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, através de jornais, sendo que a impressão será efetuada por outra empresa.
pergunto quais documentos necessários para constituição?

Aline Mirtes

Aline Mirtes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 5 janeiro 2011 | 23:19

Boa noite, pessoal

Preciso muito da ajuda de vocês!

Consegui meu primeiro cliente (ebaaa) - Será um Empresário Individual e sua atividade será de prestação de serviços em informática como manutenção de hardware e instalação de software enquadrando-se então nos CNAES 9511-8/00 e/ou 6209-1/00 conforme pesquisei.
Estou com algumas dúvidas para a abertura da empresa que são:
1) o primeiro CNAE entra para o Simples Nacional porém o segundo ao mesmo tempo que ele permite também é impeditivo conforme link clique aqui O que preciso para deixar este CNAE nas atividades sem ter o processo indeferido já que ele é permissivo ao mesmo tempo?
2) Posso registrar EI na Junta Comercial normalmente ou tem que ser em cartório por ser empresas de serviços?
3) Como faço para registrá-lo no INSS e CEF (conectividade social)
4) Como faço para solicitar a autorização e emissão de NF convencional na PMSP? Ele já é obrigado a NF-e desde o começo?
5)Quanto posso cobrar por este processo de abertura completo (registro, CNPJ, PMSP, CEF, INSS)?

Desculpem as muitas perguntas...mas preciso desta ajudinha.
Obrigada desde já.

Aline Mirtes
Empresária - Mirtes Treinamentos e Consultoria Tributária
skype: aline.mirtes

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, planos de fazê-los prosperar."  Jeremias 29:11
Aline Mirtes

Aline Mirtes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 5 janeiro 2011 | 23:22

Ah, esqueci de perguntar também...

Existe processo rápido para CNPJ em SP assim como existe para o registro na JUCESP?

Obrigada novamente.

Aline Mirtes
Empresária - Mirtes Treinamentos e Consultoria Tributária
skype: aline.mirtes

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, planos de fazê-los prosperar."  Jeremias 29:11
Solange

Solange

Prata DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 13 janeiro 2011 | 15:42

Boa tarde pessoal, estou abrindo uma empresa cuja atividade sera de Prestacao de servicos de reformas ou manutencao de cilindos e componentes hidraulicos, alguem tem cnae para essa atividade e pode optar pelo simples nacional?
GRata

Solange

Solange

Solange

Prata DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 13 janeiro 2011 | 18:06

Boa tarde pessoal, gostaria de saber se atividade de serviços de instalação, de reparos e de manutenção em geral, bem como de usinagem, solda, tratamento e revestimento em metais pode optar pelo simples, e qual seria o cnae?

Grata

Solange

FERNANDO PACHECO BARBOSA

Fernando Pacheco Barbosa

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 13 janeiro 2011 | 18:24

ola, colegas sou novo no forum, e queria saber se alguem pode mim ajudar com uma duvida, dei entrada em uma micro empresa individual atraves de um contador aqui da regiao, e gostaria de saber se tem alguma forma pra eu aconpanhar o andamento do processo.

grato, fernando.

Christiano de Jesus

Christiano de Jesus

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 14 janeiro 2011 | 07:48

Bom dia Fernando !

Tem sim, pegue o nº do processo ou nº do Dam com seu contador entre no site da Juceb (http://www.juceb.ba.gov.br/) e acompanhe no campo "Acompanhamento de Processo"

Abraço!

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (Jo 1:12;13)
Página 1 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.