x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 5.433

IMPOSTO DE RENDA 2010 - Como declarar um carro ?

Lilian

Lilian

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Domingo | 18 abril 2010 | 16:53

Boa tarde,

Utilizei um carro (R$ 19.000,00) que estava no nome da minha mãe para dar entrada em um carro novo financiado no meu nome ( valor do novo carro R$ 35.990).
Usei apenas os 19.000 na entrada o restando foi financiado.

Não sei como devo declarar a situação acima.
Vocês poderiam me ajudar ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 18 abril 2010 | 17:19

Boa tarde Lilian,

Se o carro primeiro não era seu,

sua mãe deve doar-lhe o carro para que o venda e com o dinheiro, pague a entrada do segundo veiculo.

...

Lilian

Lilian

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Domingo | 18 abril 2010 | 17:26

Humm.. obrigado Saulo.

Eu declaro no imposto de renda dela Doação de bens e declaro o Carro em Bens ?
Como o valor em dinheiro não entrou na minha conta não preciso declarar o valor em rendimentos insentos, correto ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 18 abril 2010 | 17:54

Boa tarde Lilian,

Nesta ordem:

DIRPF de sua mãe
- Código 81 Ficha "Pagamentos e Doações. Informe seu nome, CPF e o valor do carro doado (não pode ser de valor superior ao declaração em "Bens e Direitos").

- Campo "Discriminação" da "Ficha de Bens e Direitos" informe que o bem foi doado à você. Deixae em Branco o campo "Situação em 31/12/2009"

sua DIRPF
Na linha 10 da ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" informe o valor do veiculo recebido em doação

- Com código 21 informe na ficha "Bens e Direitos" a discriminação do veiculo, o fato de recebido em doação em tal data e informe também a data da venda. Os campos "Situação em 31/12/2008" e "Situação em 31/12/2009" devem permanecer sem valor.

- Se o valor da venda for menor do que $ 35.000,00 informe na Linha 04 da ficha "Rendimentos Isentos e não Tributáveis". Se for maior do que 35.000,00 você deve usar o programa Ganhos de Capital.

- Abra novo item com código 21 para o veiculo adquirido. Informe no campo "Discriminação" os dados do veiculo, as condições de pagamento, do financiado e se houve alienação fiduciária.

Nota
Se o veiculo foi dado em garantia da dívida (alienado à financeira) no campo "Situação em 31/12/2009" informe apenas o valor já pago (entrada mais parcelas) até Dezembro de 2009 Nada informe na ficha "Dividas e ônus Reais"

Se o veiculo não foi dado em garantia (não está alienado) informe no campo "Situação em 31/12/2009" o valor total do veiculo. Na ficha "Dividas e ônus Reais" discrimine os dados do financiamento e no campo "Situação em 31/12/2009" informe o valor que falta pagar.

Se persistirem dúvidas, toprne a entrar em contato.

...




O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.