Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 10.512

o que é caput?

Alex Rodrigues Rocha

Alex Rodrigues Rocha

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 26 abril 2010 | 17:37

alguém por favor pode me explicar o que é caput?

Conheço as tuas obras eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar, que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. ap. 3-8
Alex Rodrigues Rocha

Alex Rodrigues Rocha

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 26 abril 2010 | 17:45

olá se alguém poder me corrigir fiquem a vontade: andei pesquisando e concluir o seguinte; caput é a parte principal do artigo. vejamos o exemplo do primeiro artigo da contituição federal:
ART.1 A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, contitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I- a soberania;
II- a cidadania;
III- a dignidade da pessoa humana;
IV- os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V- o pluralismo político;
Parágrafo único: Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituíção.

No exemplo dado, o artigo compreende ao caput, 5 artigos e 1 parágrafo, sendo caput o enunciado no início do artigo, ou seja, o caput do artigo é; "A República Federativa ... e tem como fundamentos:"

se alguem tiver alguma obs. por favor fique a vontade e se eu estiver errado, fiquem a vontade de me corrigir. obrigados a todos abraços.

Conheço as tuas obras eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar, que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. ap. 3-8
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 27 abril 2010 | 08:09

Bom dia Alex Rodrigues Rocha!!


Como disse o nosso amigo Saulo Heusi, "seu raciocinio e conclusões estão irretocáveis".
Desta forma, podemos concluir que você conceguiu entender o significado de caput.


Mas, como o nosso Fórum Contábeis serve para consultas de usuários com a mesma dúvida, tem um pequeno detalhe a ser corrigido (detalhe este ocorrido por um mero erro de "nomenclatura"):
Você disse que "... artigo compreende ao caput, 5 artigos e 1 parágrafo ... (grifo meu)"
Na verdade, são 05 incisos e 1 parágrafo.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Alex Rodrigues Rocha

Alex Rodrigues Rocha

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Terça-Feira | 27 abril 2010 | 08:34

muito obrigado wilson! é muito bom poder contar com o forum, além de termos uma grande busca de conhecimentos, agente aprende em pequenos detalhes que são de extrema importancia... muito obrigado mesmo !!!!

Conheço as tuas obras eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar, que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. ap. 3-8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.