x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 2.169

Baixa de Empresa com saldo Caixa Elevado

Loreny M S Francisco

Loreny M s Francisco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 19 maio 2010 | 15:32

Olá amigos,

Preciso baixar uma Empresa inscrita no Simples Nacional, por total impossibilidade de um dos sócios, mas o saldo de caixa está muito elevado. A Empresa parou suas atividades em Outubro de 2008, qdo o sócio adoeceu, e não teve mais nenhuma despesa, portanto, permanece o saldo desde então, no valor aproximado de R$ 450.000,00. Minha dúvida é: como faço pra zerar este saldo? Se distribuir este valor como lucro aos sócios, preciso recolher IR? Desde já agradeço a colaboração.

Loren
Contadora
[email protected]

"Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência." (Henry Ford)
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 19 maio 2010 | 15:48

Boa tarde Loreny M s Francisco!


De acordo com a legislação vigente, o saldo em Caixa e/ou Bancos apresentado nos Livros Contábeis (Diário e Livro Caixa) devem ser exatamente o mesmo valor disponível pela empresa.

Se no Livro Caixa consta um saldo de R$ 450.000,00, a empresa necessariamente deveria ter este valor disponível.

Eu disse deveria porque, infelizmente, muitos empresários tem a prática de sonegação de impostos, onde os valores dos demonstrativos contábeis nem sempre condizem com a realidade da empresa.

Mesmo assim, não existe uma fórmula mágica para que você possa "zerar este saldo" e, desta forma, você deverá fazer uma reunião com os responsáveis da empresa para verificar o que de fato houve para acarretar nesta diferença (se realmente houver a diferença).

Vale a pena lembrar que a distribuição de lucros é isenta do IR, desde que observado os limites e regras válidas atualmente (para mais detalhes, faça uma pesquisa em nosso Banco de Dados sobre a distribuição de lucros aos sócios).

Lembre-se também que o simples fato de se ter um saldo em caixa não quer dizer que este saldo é o lucro da empresa.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.