x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 6.028

contrato de prestação de serviços

Marilza Aparecida Bandeira

Marilza Aparecida Bandeira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 5 março 2007 | 11:34

Bom dia, embora tenha contrato de prest serviços com uma empresa, ela durante os anos de 2004 a 2006 - pagou 13.a mensalidade, como a maioria das empresas. Só que, agora ela alega ter um crédito ref a esse valores pagos ao escritorio, alegando ser ilegal, mesmo tendo em contrato. E, tbém ref a mesma empresa sempre fizemos contabilidade, agora ela está me cobrando por não ter feito Livro caixa. Onde localizo material para me ajudar a provar que o que estou fazendo está correto????

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Segunda-Feira | 5 março 2007 | 13:21

Marilza, Dê uma verificada no exposto.

Cobrança de 13º Salário por parte do Contabilista

1º Questionamento:

Pergunta: Sou cliente de uma empresa de contabilidade de Governador Valadares, MG. Esta empresa tem me cobrado todos os anos o 13o salário. Entretanto, eu não concordo com este pagamento, já que a empresa não é minha funcionária, e não temos nenhum vínculo empregatício. Entendo que somente funcionários efetivos tenham direito ao 13o salário.

Gostaria de obter junto a vocês, que são os responsáveis pelos profissionais de contabilidade, informações a esse respeito. Essa cobrança é legal, do ponto de vista jurídico?

Resposta: Em 11 de dezembro de 2003 foi aprovada a Resolução CFC nº 897/03 e em função da mesma em dezembro de 2003 foi publicado a 1ª Edição do Livro de Contrato de Prestação de Serviços de Contabilidade. Neste livro foram incluídos, além da Resolução, diversos modelos de contrato, inclusive o modelo previsto pela FENACON.

De acordo com a regulamentação existente o direito de cobrar do cliente a parcela adicional no mês de dezembro está diretamente vinculado ao acréscimo de serviços e encargos próprios do período final do exercício, tais como o encerramento das demonstrações contábeis anuais, Declaração de Rendimentos de Pessoa Jurídica, D.F.C., elaboração de informes de rendimento, RAIS, Folha de Pagamento do 13º (décimo terceiro) Salário, DIRF entre outros.

Asim, entendemos s.m.j. que se não foram realizados tais serviços inexiste necessidade para cobrança de tal acréscimo.

Todavia, sugerimos que o senhor entre em contato com a FENACON buscando obter maiores orientações quanto a legalidade da cobrança do acréscimo de serviços e encargos próprios do período final do exercício.

2º Questionamento:

Pergunta: Gostaria de ter um esclarecimento: tenho uma empresa do ramo de medicina e segurança do trabalho. A parte contábil da empresa é feita por uma empresa (pessoa jurídica) que presta serviço nesta área. Pago mensalmente um valor X pela prestação deste serviço. No mês atual, dezembro de 2005, me enviaram dois boletos com o valor X, alegando que um correspondia à mensalidade normal e outro ao " 13° do contador ".

Questionei diretamente com o dono da prestadora de serviços de contabilidade (que é o contador) e ele me afirmou que realmente havia um engano: ele não faz parte da minha folha de pagamentos e presta o serviço como pessoa jurídica. Mas afirmou que se tratava de um valor cobrado pela realização do balanço anual e que esta cobrança se faz de acordo com resolução do CFC.

Gostaria de saber qual é o número e a data desta resolução (ele não soube me informar) uma vez que quando fizemos o contrato não constava nenhuma cobrança extra pelo balanço anual.

Resposta: Não compete aos Conselhos de Contabilidade o estabelecimento de valores a serem cobrados sobre os serviços prestados pelos profissionais de contabilidade.

O tabelamento de honorários contábeis é feito pelos sindicatos estaduais da categoria.

Os direitos e deveres dos profissionais de contabilidade perante seus clientes, em conformidade com a norma vigente, devem estar estipulados em contratos de prestação de serviços.

Destarte, nesses contratos, além dos honorários mensais, é praxe a inclusão de uma cláusula atribuindo ao(à) "contratante" a responsabilidade pelo pagamento de um adicional anual, geralmente correspondente ao valor de uma parcela mensal, para fazer face a trabalhos extras próprios do período final do exercício, tais como o encerramento das Demonstrações Contábeis anuais, Declaração de Rendimentos da Pessoa Jurídica, elaboração de informes de rendimento, elaboração da RAIS, elaboração da folha de pagamento do 13º (décimo terceiro) salário, elaboração da DIRF, etc.

E, tbém ref a mesma empresa sempre fizemos contabilidade, agora ela está me cobrando por não ter feito Livro caixa. Onde localizo material para me ajudar a provar que o que estou fazendo está correto????

Ps.. no tocante em fazer prova da escrituração, se voce tem o livro diário, razão, basta apresentar ao seu cliente.

veja o linck CFC.
http://www.cfc.org.br/conteudo.aspx?codMenu=149&codConteudo=432

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.