Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 43

acessos 23.201

Conciliação Bancária

João Neto

João Neto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 6 março 2007 | 16:47

Boa tarde a todos.

Estou precisando de um modelo de conciliação bancária.

Eu gostaria de tirar a seguinte dúvida a empresa só precisa fazer a conciliação bancária quando o saldo do extrato bancário difere do saldo contábil? Ou precisa fazer mesmo que o saldo no extrato confira com o saldo contábil? se alguém tiver um modelo por favor me envie a empresa que falo trabalha com um memso banco, só que com 3 contas.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 6 março 2007 | 17:22

João, veja neste link onde Dr. Vanivaldo Avelar explica com detalhes os segredos da conciliação bancaria, posteriormente enviarei um modelo de conciliação em excel, de meu uso particular, pelo qual peço ajuda ao nosso Webmaster para que a coloque a disposição no site.
https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=1705

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
VALERIA

Valeria

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 3 abril 2008 | 15:46

Boa Tarde

Alguem poderia me ajudar com uma conciliação bancaria o que aconteceu foi o seguinte:

Empresa prestador de serviços emiti boletos para receber seus serviços prestados., ex. emiti uma nota nesta data e o pagamento será feito sempre depois de 15 a 20 dias uteis.

TENHO O EXTRATO BANCARIO DE 01/2007 COM VARIOS valores CREDITADOS DE CLIENTES QUE PAGARAM O BOLETO REF A UMAS NOTAS FISCAIS QUE FOI EMITIDA EM 05/12/2006, 15/12/2006, SÓ QUE AS NOTAS FISCAIS JA TINHA CONTABILIZADO NO ANO DE 2006 COMO A CONTA:

D- CAIXA
C- PRESTADOR DE SERVIÇOS
R$ 36.000,00

Sendo que em 2006 não era contabilizado com banco movimento e sim com caixa, peguei pela metade esta empresa.

Agora o que fazer estou perdida, pois esses valores que entrou na conta da empresa em 01/2007, ja foram contab. em 2006.

se eu não lançar estes valores que entrou na conta o saldo bancario não ira bater nunca este ano de 2007!!!

Por favor me ajudem!!

Muito Obrigada

Valeria

Rafael Oliveira de Lima

Rafael Oliveira de Lima

Bronze DIVISÃO 1, Tesoureiro(a)
há 16 anos Sábado | 5 abril 2008 | 18:24

Valeria boa tarde

Meio confusa a pergunta mas segue resposta.
Supondo que o balanço de 2006 já esta fechado e sacramentado deve-se:
1º - Conforma consta na NBC T 2.4 efetuar lançamento de transferençia, lembrando que no histórico deve aver o motivo tanto da tranferençia como do atrazo para tal, assim como data e demais dados
2º - Tome cuidado com o lançamento que esta sendo feito, vendas a prazo o lançamento é necessariamente por competencia.
D- Clientes
C- Serviços Prestados
No recebimento
D- Banco conta movimento
C- Clientes

Assim vc evita este tipo de problema e segue os principios contabeis corretamente.

Att.

Rafael Lima

Rafael Oliveira de Lima

Rafael Oliveira de Lima

Bronze DIVISÃO 1, Tesoureiro(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 7 abril 2008 | 12:21

Bom Dia Valeria

Esta conta se enquadra dessa forma no balanço

1-Ativo
1.1-Ativo Circulante
1.1.1-Disponivel
1.1.1.1-Caixa
1.1.1.2-Banco

1.1.2-Clientes
1.1.2.1-Duplicatas a Receber
........
Creio que o plano de Contas que vc usa seja de contas até 5 grau, existe site na internet com alguns modelos de plano.
Espero ter ajudado.

Att.

Rafael Lima

Angela Rodrigues

Angela Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 14 anos Domingo | 11 abril 2010 | 21:04

Boa Noite, a todos.
Trabalho no contas a pagar de uma empresa, recebi uama nova tarefa de fazer a conciliação, porem estou c/ duvidas, de como concilio os cheques que recebi de clientes e depositei, ele ficam bloqueados 1,2 ou 3 dias, depende do banco, como faço para conciliar, concilio no dia que depositei ou no dia que ele é liberado, lembrando que essa conciliação é bancaria e nao contabil.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 13 abril 2010 | 08:33

Bom dia, Ângela


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Clique aqui e baixe o artigo explicativo de minha autoria que por lá está anexado.

Se as dúvidas continuarem, pergunte novamente.


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Vanessa Leal

Vanessa Leal

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 17:28

Olá boa tarde....

Preciso de uma informação? Há alguma lei que obrigue o nosso fornecedor a emitir um boleto bancário com o número do documento referente a nota fiscal emitida.... uma vez que existem empresas que compram várias mercadorias que são emitidas notas muitas vezes no mesmo valor.... quando chega o boleto e no número do documento não tem o número da nota e sim algum número que o fornecedor escolheu para controle não tem como identificar referente a qual nota se refere uma vez que existem várias notas do mesmo valor.... alguem conhece uma lei, o que é correto, contabilmente isso tem algum problema...
Agradeço muitissimo o auxilio

EDSON GOMES VINHAS

Edson Gomes Vinhas

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 13 junho 2010 | 20:34

Boa Noite a todos. Sou Contador e atualmente não desempenho a profissão, o que pretendo alterar em breve. Desde abril/10 venho consultando alguns tópicos - em especial contabilidade eclesiástica - e estou bastante satisfeito com o material do fórum e com a presteza dos moderadores e/ou participantes. Muito obrigado.

Eliane Denise

Eliane Denise

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 08:51

Gente estou precisando de ajuda, fiz técnico contábil há uns 6 anos, trabalhei em um lugar por 1 nao que não aprendi quase nd. Era estágiaria então realizava vários serviços diferentes. Mas agora me surgiu uma oportunidade, em eum escritório contábil, para realização de serviços: conciliação bancária e classificação contábil, estou perdida. Ainda não comecei, será semana q vem. , mas é uma oportunidade muito boa q não posso perder estou buscando informações, conhecimentos, pq embora não tenha experi~encia eu quero muito aprender.
Alguém pode me ajudar???
meu e-mail é @Oculto


fico muito agradecida

Vanessa Leal

Vanessa Leal

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 14:30

A questão é que necessito de base (lei) pois o meu fornecedor diz que não é lei porem para que eu consiga controlar internamente necessito que haja identificação no boleto pois há várias notas do mesmo valor...

Alexandra Felicio

Alexandra Felicio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 15:37

Boa tarde Vanessa,

Passei pelo mesmo problema e resolvi com muita calma e negociação com o fornecedor.
Na minha conciliação, apontava alguns pagamentos em duplicidade e nossa empresa suspendeu o pagamento de alguns boletos para compensar.
Foi quando o fornecedor percebeu que é importante para eles também que conste o nro da NF e/ou Duplicata no boleto.
Quando as pessoas estão acostumadas a trabalhar de uma forma nem sempre aceitam as mudanças de forma positiva. Tente fazê-los entender que vai ser mais seguro também para eles.

Seja a mudança que você quer ver no mundo. (Dalai Lama)
Washington Luiz Ramos Cruz

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 17:44

Segue para vossa apreciação o que é conciliação bancária:

É um comparativo entre as movimentações existentes em uma conta bancária e as existentes no controle financeiro. Todos sabemos, por exemplo, que existe um atraso natural entre a emissão de um cheque e sua compensação pelo banco. Este atraso refletirá um saldo temporariamente incorreto o qual a conciliação bancária deve demonstrar.

As diferenças encontradas na conciliação bancária devem ser corrigidas. Uma nova movimentação deve ser feita se o lançamento estiver presente no banco e não estiver no controle financeiro (CPMF, por exemplo). Se um lançamento não tiver sido compensado pelo banco, ele deve ser, de alguma forma, destacado no controle financeiro.

Existem extratos eletrônicos que facilitam a conciliação bancária e reduzem a chance de erros quando utilizados por softwares financeiros. Os formatos mais usados para extrato eletrônico são: CNAB400, CNAB240, OFC ou OFX.

Washington Luiz Ramos Cruz
http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.
Eliane Denise

Eliane Denise

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 20:05

a conciliação bancária é como um lançamento igual a classificação contábil, onde se debita e se credita-se, o que entrou e saiu das contas??Tendo que bater os resultados com o extrato ou com a classificação já efetuada?

Eliane Denise

Eliane Denise

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 09:17

bom eu já vi as planilhas, mas ainda estou insegura, poderia alguém me responder minha pergunta com objetividade...já refiz a pergunta 3 vezes, e nenhuma resposta concreta.Agradeço quem indicou outros links, mais para quem tem experiência o entendimento é muito claro e fácil, mas para quem está começando, precisa de respostas mais objetivas.

a conciliação bancária é como um lançamento igual a classificação contábil, onde se debita e se credita-se, o que entrou e saiu das contas??Tendo que bater os resultados com o extrato ou com a classificação já efetuada?


Desculpe minha falta de conhecimento, mas estou procurando aprender, por isso estou aqui.

muito obrigada

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 09:25

Eliane Denise

Conciliação nada mais é do que a fotografia do extrato bancaria registrado na contabilidade. Quando o saldo da conta contabil não é igual ao saldo bancario, pega-se o documento que foi usado para fazer o registro contabil e confere-se com lançamento, correspondente, no extrato.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 09:31

A conciliação bancaria consiste em confrontar o que foi lançado no razão contábil com o extrato da conta corrente, logo os mesmos saldos do extrato devem ser também os mesmos saldos do razão. Todavia há aqueles cheques que são emitidos em determinado mes e somente compensado pelo banco no mes seguinte, quando ocorre esse fenomeno natural é preciso fazer o que chamamos de "conciliação bancária" que terá o saldo diferente do razão contábil. A conciliação bancaria é extra-contabil e serve apenas para controlar os cheques que foram emitidos e ainda não compensados.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Alexandra Felicio

Alexandra Felicio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 09:38

Bom Dia Eliane,

Percebo que você está bastante ansiosa quanto ao novo emprego.
Eu também iniciei em novo emprego este ano e as dúvidas são muitas também.
Se você já leu com atenção o material indicado aqui pelos colegas, você já está preparada para iniciar.
Conforme você for trabalhando e percebendo as dificuldades na prática, conceguirá fazer questionamentos mais específicos e terá respostas mais objetivas.
Vá com calma menina! leia bastante os materiais aqui do forúm pois são muito bons e tudo dará certo!

Seja a mudança que você quer ver no mundo. (Dalai Lama)
Eliane Denise

Eliane Denise

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 10:00

Obrigada Alexandra, vai ser uma oportunidade muito boa, e não quero deixar a desejar, estou estudando bastante, mas vc sabe que a prática faz toda a diferença.
è uma boa área, e quero muito aprender, e lá no escritório a concorrencia é grande, não quero disputar, apenas desempenhar meu serviço com qualidade , por isso estou buscando tirar dúvidas agora.
Sou muito comprometida, e queria muito conseguir ser uma boa profissional na área.

E agradeço a ajuda de todos vcs.

NILZETE MEIRA DOS SANTOS PETERSEN

Nilzete Meira dos Santos Petersen

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 16:15

Boa tarde!

Tenho a seguinte situação:
Meu cliente não faz um controle financeiro da empresa.
Recebi o extrato do banco e a maioria das despesas são pessoais.
Como vão ficar os lançamentos contabeis referente aos pagamentos das despesas que na sua maioria não possuem os comprovantes?

Agradeço antecipadamente pela atenção!

Nilzete M.S.Petersen
Contadora
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.