Contábeis o portal da profissão contábil

24
Aug 2016
15:01
você está em:

FÓRUM CONTÁBEIS » Contabilidade

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Modelo de Distrato de Prestação Serviços Contábeis

9respostas
36.550acessos

Deise Mara

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens25
pontos119
membro desde11/09/2009
cidadeSanto Andre - SP
Postada:Segunda-Feira, 5 de julho de 2010 às 22:06:34
Boa Noite!
Alguém teria um modelo de Distrato de Prestação de Serviços Contábeis para me indicar?
Estou com um cliente inadimplente e gostaria de encerrar as atividades com a empresa.

Desde já agradeço.

Deise Mara
Saulo Heusi

Usuário VIP

profissão
mensagens21.877
pontos213.967
membro desde24/07/2006
Postada:Terça-Feira, 6 de julho de 2010 às 07:34:41
Bom dia Deise,

Não há a necessidade de ser um distrato propriamente dito, pode ser apenas um Oficio em que você comunica a rescisão do Contrato primeiro.

Nestes termos elabore-o comunicando ao cliente que de acordo com a clausula que especifica a inadimplência, não há mais interesse em dar continuidade a parceria firmada no Contrato de Prestação de Serviços Contábeis firmado entre ambos em tal data.

Mencione a clausula que lhe permite rescindir o referido contrato, deixe claro que a partir de então os serviços contábeis serão paralizados e os documentos da referida empresa estão a sua disposição. Aconselhe-o a contratar outro contabilista e conceda-lhe um prazo para o pagamento dos débitos (não mencione valores).

Caso (a despeito de convidado) não compareça em seu escritório, assine o oficio juntamente com duas testemunhas e envie-o pelo Correio em postagem registrada e AR (Acuse de Recebimento).

Nota
Você não pode "segurar a documentação" sob pretexto de que ele não lhe pagou. A documentação da empresa deve ser entregue ao responsável por ela, quer ela lhe pague ou não. Se não, execute o Contrato de Prestação de Serviços celebrado com ele.

Também não pode transformar o Oficio que trata da rescisão contratual, em "carta de cobrança". Mencione o débito sem mencionar valores ou condicionar pagamentos.

Você é a responsável pela contabilidade desta empresa até a data do Oficio em que notifica a rescisão, mesmo que o cliente esteja em débito com você.

...
Deise Mara

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens25
pontos119
membro desde11/09/2009
cidadeSanto Andre - SP
Postada:Terça-Feira, 6 de julho de 2010 às 07:44:19
Saulo
Bom Dia!
Obrigada pelo retorno.
Estarei providenciando o modelo e entregando a documentação o mais rápido possível.

Deise Mara
André Luiz Frutuoso

Usuário Novo

profissão
mensagens18
pontos185
membro desde22/12/2009
cidadeFlorianopolis - SC
Postada:Quinta-Feira, 14 de outubro de 2010 às 19:46:53
Alguem saberia me dizer se posso firmar um contrato de prestação de serviços onde meu escritório realizara apenas os serviços da areá fiscal e trabalhista da empresa, me isentando da responsabilidade pela execução dos serviços de escrituração contábil e de gerar as demonstações contábeis do meu cliente.

Tenho problemas sérios com determinados clientes que se negam a fornecer documentos para a correta contabilização mais especificamente extratos bancários, e todos nós sabemos o porque e a consequência desse ato. Minha intenção é deixar claro que trata-se de um procedimento errado e faze-lo assinar o contrato apenas de prestação de serviços em outras areas, assumindo total resposanbilidade pelos atos.

Abraço a todos.

Saulo Heusi

Usuário VIP

profissão
mensagens21.877
pontos213.967
membro desde24/07/2006
Postada:Sábado, 16 de outubro de 2010 às 21:33:38
Boa noite André,

O Contrato de Prestação de Serviços Contábeis nestes termos é perfeitamente possível e legal.

Entretanto é imperativo que você dê ênfase ao assunto em cláusula especial onde menciona claramente que a contabilização propriamente dita e a escrituração dos livros ficará a cargo de outro contabilista ou empresa contábil a ser contratada pelo cliente.

Deverá existir ainda outra cláusula em que você se compromete em tempo hábil disponibilizar meios (relatórios ou arquivos em mídia) para que a contabilização seja possível e efetivada.

...
Gabriela Seho

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens2
pontos30
membro desde30/03/2010
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Terça-Feira, 15 de fevereiro de 2011 às 15:12:03
Boa Tarde Prezados,

Como fazer no caso de inadimplência de um cliente que não possui contrato com o escritório?

Queremos devolver a documentação para ele, porém queremos estar de acordo com a lei.

Não é o caso também de fazermos a transferência de responsabilidade técnica, já que o cliente não quer pagar outro contador.

Alguém tem um modelo de distrato, ofício ou algo que indique a rescisão contratual, mas que não cite o contrato?

Agradeço
Edna de Almeida

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Escrita Fiscal
mensagens13
pontos96
membro desde27/07/2008
cidadeTaubate - SP
Postada:Terça-Feira, 25 de outubro de 2011 às 12:47:30
Boa tarde! Estou com um problema semelhante ao da colega Gabriela Seho, se alguém tiver o modelo solicitado por ela, agradeço se me fornecerem. Grata.
Marcos Roberto Ghislandi

Usuário Iniciante

profissãoContador(a)
mensagens46
pontos351
membro desde20/01/2010
cidadeBrusque - SC
Postada:Quinta-Feira, 27 de outubro de 2011 às 16:01:31
Prezados

No caso que o André expôs, como ficaria as informações contábeis que teriam de ser declaradas nas DIPJs, DASNs e outras, seriam estas informações suprimidas de tais declarações, no caso do cliente não realizar a contabilidade internamente ou em outro escritório?

O que pensa o CRC sobre isto?

Grato
José Carlos

Usuário Novo

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens1
pontos11
membro desde26/01/2012
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Terça-Feira, 14 de fevereiro de 2012 às 20:34:10
Olá a todos,

é a "minha primeira vez". Estou com dificuldade para elaborar uma carta de rescisão de contrato de prestação de serviços contábeis. Alguém pode me ajudar?

José Carlos

José Carlos
Guto Munarin

Usuário 3 Estrelas Douradas

profissãoContador(a)
mensagens2.053
pontos15.129
membro desde09/08/2010
cidadeDourados - MS
Postada:Quarta-Feira, 15 de fevereiro de 2012 às 08:53:02
O correto é sempre manter um contrato por escrito, o próprio CFC tem modelo...deixar claro para o cliente que a falta de escrituração contabil lhe trará prejuízos e falta de entrega de obrigações acessórias ocasionando multas.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

Quem participa

Facebook

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.15 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César