Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 9.708

consultorio medico - autonomo

CARLOS EDUARDO GOMES DE ALMEIDA

Carlos Eduardo Gomes de Almeida

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 10:45

BOM DIA
Estou começando agora na área contábil de consultório medico de pessoa física (autônomo localizado)

A pessoa recebe valores de serviços prestados dos planos de saúde e de algumas pessoas que vão ao consultório e pagam a consulta no dia, ou seja, sem plano.
Gostaria de saber a melhor forma de fazer essa contabilidade sendo que o consultório tem uma funcionaria e outras despesas.
A melhor forma seria a um livro caixa controlando a despesa e receita do período para fazer o IR no ano seguinte ou seria um carne leão mensalmente? No caso de carne leão essas despesas são dedutíveis.
Qual seria a melhor forma? Como seria feito?

Agradeço desde já a todos que colaborarem.

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 11:17

Bom dia Carlos Eduardo,
No caso de autonomo não é feito contabilidade e sim livro caixa carne leão.
Voce pode baixar o programa no site da RFB para controlar as receitas e despesas mensalmente e se for o caso recolher o IR.
Deixei de indicar o link porque o site da RFB está congestionado e não consigo acessar, mas voce pode buscar em programas para o cidadão é bem explicativo o funcionamento.
Espero que ajude!

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 10 outubro 2010 | 13:36

Boa tarde Carlos,

O recolhimento do Imposto de Renda nos moldes do Carnê-Leão (neste caso) é obrigatório.

Sujeita-se ao recolhimento mensal obrigatório a pessoa física residente no Brasil que receber: