Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 75.471

Contabilização Do Estoque

APARECIDO DE J ROSSI

Aparecido de J Rossi

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 17 anos Sábado | 31 março 2007 | 22:41

- Muito obrigado Saulo Heusi, pela resposta, no entanto, quando me referi a apurado em 31.12, eu quis dizer apurado naquele levantamento "contagem física" que o estabelecimento faz todo final de ano.
- Eu faço a contabilização das compras pelo preço de aquisição na conta "Custo das Mercadorias Vendidas" subtítulo "Compras de Mercadorias"
E as vendas, pelo preço de venda na conta "Receita Operacional Bruta" subtítulo "Vendas de Mercadorias.
- Eu nuca utilizei a conta 'ESTOQUES DE MERCADORIAS"
- É muito complicado Saulo, você me explicar tim tim, por tim tim como funciona todos os procedimentos da conta "ESTOQUES" desde o inicio, com os lançamentos, etc.

DEUS LHE PAGUE PELA ATENÇÃO

Aparecido de J. Rossi

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Domingo | 1 abril 2007 | 12:26

Bom dia Aparecido,

Devo-lhe desculpas por não ter entendido no mesmo sentido que sua explicação propunha. Agora fica mais fácil e a despeito de não termos valores, vamos "inventar" alguns para darmos um exemplo prático.

A apuração do custo das mercadorias vendidas está diretamente relacionada aos estoques da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas dos estoques por vendas realizadas no período.

O custo das mercadorias vendidas pode ser apurado através da equação (Estoque Anterior) + (Compras no Período) - (Estoque Final Inventariado), ou:

Equação do Custo das Mercadorias Vendidas
CMV = EI + C - EF
onde:
CMV = Custo das Mercadorias Vendidas
EI = Estoque Inicial
C = Compras
EF = Estoque Final (inventário final)

Para ilustrar um exemplo, vamos admitir valores hipotéticos e substituí-los na equação acima. Para tanto vamos supor que sua empresa tenha um estoque inicial (saldo do exercício anterior) de R$ 50.000,00 que tenha comprado durante todo o exercício em curso mais R$ 70.000,00 e que ao final deste, tenha elaborado a contagem física de seus estoques cujo total foi de R$ 62.500,00

Uma vez que a empresa lhe entrega o inventário informando do valor atual de seus estoques, você pode (a partir disto) substituir na equação acima as incógnitas pelos valores já conhecidos e terá:

CMV = [(50.000,000 + 70.000,00) - 62.500,00] ou
CMV = [120.000,00 - 62.500,00] ou
CMV = 57.500,00

Há que se atualizar o valor da conta "Estoques" no "Ativo Circulante" uma vez que ainda está com o saldo inventariado no exercício anterior, e demonstrar contabilmente o custo das mercadorias vendidas no período. A maneira de se fazer isto é bem simples e pode ser feita no grupo "Contas do Resultado" ou diretamente na conta de "Estoques".

Nestes casos, usar uma conta transitória que pode ser denominada "Apuração do CVM" no grupo "Contas de Resultados" permitirá transparência e simplicidade na demonstração facilitando consultas posteriores.

Nesta conta serão debitados (pela transferência) os valores do Estoque Anterior e o das Entradas (compras) do período. Em seguida creditados, também pela transferência, o novo valor do "Estoque" e o do "Custo das Mercadorias Vendidas no Período".
Usando as mesmas contas usadas por você, contabilmente ficaria assim:

pela transferência do Estoque Anterior
D - Apuração do CVM (CR)
C - Estoques (AC) - 50.000,00

pela transferência das compras no período
D - Apuração do CVM (CR)
C - Compras de Mercadorias (CR) - 70.000,00

Com estes dois lançamentos você terá um saldo de R$ 120.000,00 na conta "Apuração do CVM" representado pelo estoque anterior mais as compras efetuadas durante o ano. As contas "Estoque" e "Compras de Mercadorias" foram zeradas.

Uma vez isto feito, basta transferir para a conta "Estoque" o valor (atual) inventariado que a empresa informou como resultado da contagem física e o valor do custo das mercadorias vendidas encontrado pela aplicação da equação acima.
Os lançamentos contábeis ficariam assim:

pela transferência do estoque inventariado
D - Estoques (AC)
C - Apuração do CVM (CR) - 62.500,000

pela transferência do custo das mercadorias vendidas
D - Custo das Mercadorias Vendidas (CR)
C - Apuração do CVM (CR) - 57.500,00

Com estes dois últimos lançamentos você registrou o valor do estoque atual na conta "Estoques" no "Ativo Circulante" representado pelo estoque anterior mais a compras, diminuído das vendas (a preço de custo) no período, e também o dos custos das mercadorias vendidas no período, na conta "Custo das Mercadorias Vendidas" no grupo "Contas de Resultado". A conta transitória "Apuração do CVM" está zerada e seus lançamentos corretos.

Se dei lugar a dúvidas, entre em contato, estamos a seu dispor.

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 17 anos Domingo | 1 abril 2007 | 18:53

Saulo,

Havia respondido a pergunta do Aparecido, no tópico anterior, sem perceber que havia este com a sua resposta... fica a título de complemento.

Atenciosamente!

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Domingo | 1 abril 2007 | 19:57

Boa noite Revson,

É sempre bom que haja mais do que uma resposta para um único questionamento. Neste caso, por não serem colidentes, ganha o Aparecido que tem ao dispor duas maneiras diferentes de se registrar contabilmente os mesmos fatos.

É igualmente bom, poder continuar contando com sua valiosa colaboração.

LUIS ESTEVAO DA GRACA JUNIOR

Luis Estevao da Graca Junior

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 31 agosto 2010 | 17:16

Senhores
Faço a contabilidade de uma entidade religiosa e me deparei com a seguinte situação: A mesma compra livros para serem vendidos aos seus reiliosos, na entrada deste livro eu estou contabilizando como despesa, é correto isso??? Outra situação, os livros que não foram comercializados, tenho que jogar para a conta de estoque? ??

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 31 agosto 2010 | 18:02

Oi Luiz,

olha, se fosse uma empresa ltda ou s.a ou individual mesmo, o seu pensamento estará certo, porém como é uma entidade sem fins lucrativos, eu aconselho vc a dar uma olhadinha em outros tópicos referentes a entidades, entendeu? Tomara que vc encontre uma boa solução.

Abraços!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
LUIS ESTEVAO DA GRACA JUNIOR

Luis Estevao da Graca Junior

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 1 setembro 2010 | 08:07

Obrigado Gisele
Eu sei que a minha informação está exata, porém a minha dúvida, é que estarei camuflando o resultado da empresa, uma vez que se eu fizer a transferencia do do valor do estoque para a conta de ativo, estarei fazendo um superavit maior do que havia imaginado.

JESSICA RIBEIRO SILVA

Jessica Ribeiro Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2011 | 11:09

Olá!!!
Estou trabalhando com uma construtora e deparei-me com a seguinte situação: Há uma conta de Estoques de Produtos acabados que contém os prédios construídos e uma outra conta de estoques que controla os terrenos comprados para a construção de tais prédios, ou seja, temos duas contas: uma que controla o terreno e uma que controla a construção. Quando o cliente compra um imóvel, claro que o terreno vai junto! Gostaria de saber como faço os lançamentos referentes à venda de imóveis. Se realmente o controle em contas separadas está correto e agradeço se alguém me ajudar com uma explanação acerca desse assunto.

RUTNEYA DOS SANTOS SOUZA

Rutneya dos Santos Souza

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2012 | 00:24

Boa noite

Gostaria de tirar uma dúvida uma empresa comercial que tem seu estoque inicial de R$ 5.271,25 compras de R$ 21.784,69 inventario no execicio de R$ 6.296,74 o seu estoque final será R$ 20.759,20 certo a minha pergunta e a seguinte irei colocar no Livro de inventario o saldo inicial de R$ 20.759,20 ou de 11.567,99 considerando o valor do estoque inicial + o valor apurado no inventario ou seja, R$ 5.271,25 + R$ 6.296,74 obrigado pela ajuda.

atenciosamente.

Rute

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.