x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.159

contabilidade de condominio residencial horizontal

Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 14:52

Boa tarde, gostaria de saber como devo fazer com um condominio fechadode casas, mas nenhuma dessas casas paga taxa de condominio pois não é cobrada. Como devo proceder com a contabilidade desse condominio, ou nesse caso não é necessário ter acompanhamento contábil ???


Até mais

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 16:12

Jorge.

Seja bem vindo ao Forum Contábeis.

Boa tarde, gostaria de saber como devo fazer com um condominio fechadode casas, mas nenhuma dessas casas paga taxa de condominio pois não é cobrada. Como devo proceder com a contabilidade desse condominio, ou nesse caso não é necessário ter acompanhamento contábil ???

Até mais

Certo, se ninguém paga o "condominio" ao menos alguem deve pagar, taxa de água, consumo de energia elétrica IPTU(se não for isento), concorda?

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 16:26

[code]Jorge.

Seja bem vindo ao Forum Contábeis.



Obrigado, sim paga sim, água e não sei ao certo mais o q se paga, mas aquestão é


Como devo proceder neste caso, pq nunca trabalhei com condominio e estou estudando a possibilidade de pegar um, pelo menos vou fazer a proposta.

Mas daí tenho q saber alguma coisa, nesse caso só devo fazer livro caixa e reter e recolher os impostos ????

Douglas Luiz Souza de Oliveira

Douglas Luiz Souza de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 23 outubro 2010 | 01:07

Bom acho que se o condominio tivesse um espécie de associoção, e cobrasse taxas, para ser aplicado na manutenção, o certo seria fazer a escrituração contabil.

Mais ja que não é cobrado , e provavelmente as taxas de agua e energia estão nos nomes da pessoas fisicas que ali residem, não acho necessario.

Mais dando uma opinião própria se fosse criado uma espécie de associação para recolher taxas, poderia ser de bom proveito para o condominio, pois ajudaria manter o bem estar e lazer dos moradores. Investindo em reformas etc.

Se alguem concorda comigo também de sua opinião.

flavia da silva avelino

Flavia da Silva Avelino

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contas à Pagar
há 11 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2012 | 13:42

Concordo plenamente.
Com certeza o ideal é que haja uma taxa condominial para formação de um fundo de reserva a ser utilizado para suprir emergencias.
Quanto a contabilização, não é obrigatório, porém é bem recomendado utilizar o livro caixa.
é fundamental a elaboração mensal dos balancetes para prestação de contas.
É indicado também manter o controle finaceiro através de um fluxo de caixa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.