Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 4.773

Extravio de documentos por enchentes

ARACY CASTRO

Aracy Castro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 26 novembro 2010 | 09:23

Pessoal

Como proceder perante os órgãos municipais, estaduais e federal com relação a extravio de documentos por consequência de enchentes? Como todos acompanharam, Alagoas sofreu muito com as recentes chuvas e enchentes. Um dos meus clientes PJ ou seja, uma cooperativa de produtores de laranjas, perdeu TUDO. Todos os documentos foram literalmente levados pelas águas. Foi feito um boletim de ocorrência mas foi só. Não estou enviando nenhuma declaração.

Obrigada

Aracy Castro
CARLOS MAGNO DA ROCHA BORGES
Articulista

Carlos Magno da Rocha Borges

Articulista , Proprietário(a)
há 13 anos Terça-Feira | 14 dezembro 2010 | 23:08

Primeiramente, deve ser feito um boletim de ocorrência e relatar o fato ocorrido (fato ao que parece já cumprido), na maioor parte dos casos até as reportagens servem de comprovação da perda de tais documentos.

Se a empresa apurar icms por débito e crédito deverá, assim que puder emitir comunicado ao estado e baixar os estoques por perda e, se for o caso, estornar os créditos, tudo com base em documento fiscal hábil oui outro aceito pelo chefe da fiscalização local.

Ao atender esta parte, certamente terá atendido também ao fisco federal.

Procure na legislação estadual os procedimentos a seguir.

ARACY CASTRO

Aracy Castro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 dezembro 2010 | 17:06

È verdade Carlos. Foi feito o boletim de ocorrência e os noticiários divulgaram amplamente. È uma cooperativa e já estava com a parte fiscal e contábil atrasada. Como perdeu tudo, não terão informações. Penso eu, que na fazenda estadual, poderão ter perdão das multas pelo atraso. Muito obrigada.

Aracy Castro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.