Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.073

Samuel Bruno da Silveira

Samuel Bruno da Silveira

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 2 dezembro 2010 | 19:19

Ola amigos!

Gostaria de compartilhar com vocês um problema que tenho no meu escritório, e acredito que a maioria de vocês deve passar por essa situação de clientes com inadimplência ... Hoje o 40 % do faturamento do meu escritório estar em atrazo com pagamento s de honorários, e a maioria das vezes não podemos deixar de prestar o serviço... Como proceder com essa situação ...

Acredito que nosso dialogo sobre esse assunto serra aprovei toso tanto para mim e para amigos que tiver passando pela mesma situação, e enriquecer nosso fórum...

Abraço a todos...


Dinâmica Contabiliade ( Contabilizando o seu sucesso ! )
Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 2 dezembro 2010 | 20:24

boa noite,

Você emiti títulos de cobrança para seus clientes? Já protestou algum deles? Geralmente não. Uma boa opção, principalmente, devido a proximidade, amizade, que se tem com os clientes e para evitar constrangimentos, avalie junto a um banco uma carteira de cobrança que em alguns bancos chamam de escritural, em que o banco recebe o arquivo de boletas, imprimi, posta via correios e ainda cobra e protesta quando o cliente nao paga. Tem a opção manual, onde vc escolhe os clientes que vc quer registrar no SPC ou protestar naquele dia e tem o automatico em que apos o prazo de xx dias do vcto o banco protesta automaticamente. É um serviço caro, mas que reduz muito a inadimplencia e após algum tempo pode ser retirado do banco que os clientes continuam a pagar corretamente.

Outra opçao é terceirizar a cobrança que evita esse contato constrangedor com o cliente.

Na hierarquia de contas a pagar os honorários contábeis ficam em último caso, com certeza. Se sobrar dinheiro paga-se o contador. Já trabalhei em empresas pequenas em que o dono era "super honesto", mas como o contador não cobrava ele ficava 3 a 4 meses sem pagar e usava esses argumentos.

Atenc.

Atenc.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 4 dezembro 2010 | 12:10

Boa tarde, "S@Oculto"


Bem-vindo ao Fórum Contábeis.

Por gentileza, edite seu perfil e nele coloque o seu nome real, pois de acordo com as Regras do Fórum é necessário que os participantes utilizem nomes próprios, e enquanto esta sugestão não for atendida este tópico será mantido fechado.


Grato pela atenção.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.