x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.310

Desconto de vale transporte

Nonemar Vicentin de Oliveira

Nonemar Vicentin de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 7 dezembro 2010 | 15:51

Boa tarde!

Estou com seguinte duvida:

- uma empresa de lucro Real compra vale transporte para os funcionarios a cada dois meses e distribui no mes devido, ex: no mes 09 ele compra os vales e distribui nos meses 09 e 10, ai no mes 11 ele compra novamente para distribuir nos meses 11 e 12.

O problema é que ele comprou vale transporte no mes 09 e eu fiz o seguinte lançamento:

D = Vale Transporte Func. (CR)
C = Cx/Bco

No dia 30/09 foi descontado os 6% do funcionario que eu lancei:

D = Salarios a Pagar (PC)
C = Vale Transporte (CR)

O saldo que restou na conta de despesa foi zerado em 30/09 devido ao encerramento do balanco trimestral.

No mes 10 foi descontado novamente os 6% dos funcionarios, porem na conta de despesas nao tenho saldo para lancar esse desconto.

Qual o procedimento correto neste caso? Pensei em lançar parte da compra do mes 09 em uma conta do ativo e transferir depois no mes 10 para a despesas, seria correto?

Obrigada

Nonemar




Nonemar Vicentin de Oliveira
Assist. Contabil
Americana/SP
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 8 dezembro 2010 | 10:48

Bom dia, Nonemar


Isto ocorreu porque conforme a legislação em vigor a empresa adquire antecipadamente os vales-transporte geralmente nos últimos dias de um mês e o repassa aos colaboradores no mês seguinte, o que configura na primeira parte (aquisição) uma despesa a apropriar em período seguinte e quando os papéis são entregues ao funcionários a despesa efetivamente incorre.

Clique aqui e analise as preciosas informações do Moderador Cláudio Rufino.

Qual o procedimento correto neste caso? Pensei em lançar parte da compra do mes 09 em uma conta do ativo e transferir depois no mes 10 para a despesas, seria correto?

O único método seguro e correto consiste em rever estes lançamentos indevidos da classificação dos vales-transporte diretamente como despesas sem ainda os ter distribuído e recalcular os impostos em atraso segundo as técnicas de ajustes de exercícios anteriores.


Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.