x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 5.237

Contrato Social por Transformação de Empresário

Roberto T. Fº

Roberto T. Fº

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 25 março 2011 | 15:30

Estimados colegas,

Preciso com urgência de orientação sobre "Transformação de Empresário Individual em Sociedade Ltda.". Alguem pode me ajudar, por favor?

A regional da JUCESP aqui de São José dos Campos, não julga o mérito deste processo, se limita apenas a mandar por malote para a JUCESP de São Paulo. (Barra Funda).

Uma pessoa que leva e traz serviço daqui pra São Paulo, me disse que devo fazer 2 Cadastros Webs, 1 de Baixa do Empresário e outro de Constituição da Sociedade Ltda., mas se eu fizer isso a Receita irá baixar o CNPJ e o cliente quer manter o nº do CNPJ, pois tem conta em banco etc. Como devo proceder para transformar o Empresário em Sociedade, sem alterar o CNPJ?

Tenho dúvida com relação aos Cadastros Webs, tanto do empresário como da Sociedade. Como fazer para amarrar os dois, pois lí que tramitam juntos?

Tambem tenho dúvida na elaboração do Contrato, peguei um bom modelo de Contrato Social por Transformação de Empresário e uma das cláusulas, tem o seguinte texto:

" ... O empresário individual .............., já qualificado no preâmbulo deste instrumento, será sucedido sem solução de continuidade pela sociedade empresária que ora se constitui, sociedade esta que assumirá totalmente seu Ativo e Passivo, a partir da data do registro deste instrumento. ..."

É isso mesmo? o que significa esse "sem solução de continuidade"?

No aguardo da colaboração de voces, dispeço-me.

Atenciosamente,

Roberto



" ... tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como se estivésseis fazendo a Deus e não aos homens ..." - Col. 3:23
Roberto T. Fº

Roberto T. Fº

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 14:12

Caro Marcelo,

Espero que outro(a) colega me passe mais informações através do fórum, afinal, este é o espírito, ou seja, ajuda mútua. De qualquer forma, agradeço as informações e o contato.

Abs.
Roberto


" ... tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como se estivésseis fazendo a Deus e não aos homens ..." - Col. 3:23
Clarice Gonsale Roman

Clarice Gonsale Roman

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 16:10

Boa tarde amigos,

Aproveitando este tópico, no meu caso é uma sociedade ltda a se transformar em individual, porem, os atuais sócios estão vendendo a empresa para outro. Sei que terei que fazer primeiro uma alteração contratual de saida de sócios, e neste contrato, devo citar que o novo sócio terá 180 dias para colocar alguem na sociedade.

A ajuda que peço é de como escrever no contrato, uma vez que não achei nenhum modelo.

Por favor galera, é urgente. Se alguem puder me ajudar, agradeço desde já. Enquanto isso vou tentando outros meios.

Att

Clarice

Jacyara Alves da Silva

Jacyara Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 21:13

Clarice,

Se um roteiro das cláusulas ajudar, lá vai um

Preâmbulo - com os sócios atuais
Cláus. 1ª - Ingresso do novo sócio
2ª - Retirada dos 2 cedendo as suas cotas p/o recém admitido - inclusive, dando quitação
3ª - Capital social - atribuído em sua totalidade ao recém admitido
4ª - Estabelecer que, até 180 dias o sócio poderá permanecer nessa condição de único detentor do capital social
5ª - Estabelecer que o recém admitido será o administrador da sociedade
6 - Desimpedimento do administrador
7 - Ratificação das não alteradas
Fecho - e todo mundo assina e rubrica as folhas.

OBs: Verificar se atualmente o nome empresarial é "firma" ou "denominação" social; no primeiro caso, vamos supor que "Alves e Araujo Ltda" - não terá alternativa - o nome empresarial DEVE ser alterado nesse ato. É só incluir mais uma cláusula.

Espero ter ajudado de algum modo.

Recomendações

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.