Edmundo Marques
Bronze DIVISÃO 5, Dentista Senhores(as),
Gostaria da ajuda de vocês para saber como proceder numa situação como a que se segue:
Sou prestador de serviço pessoa física para uma grande empresa que, no mês de abril, enfrentou alguns problemas em seu sistema de pagamento. Tal fato fez com que milhares de profissionais não recebessem seus pagamentos na data devida.
O pagamento foi realizado com atraso, 15 dias depois, tendo o IRRF sido recolhido sem anormalidades. Não foi gerado o demostrativo de pagamento.
No mes seguinte, foi publicado um demonstrativo de pagamento como se o pagamento dos 2 meses tivesse sido feito num mês só, o que não foi verdade. Dessa forma, o IRRF é maior e eles subtrairam o pagamento anterior e fizeram o do mês seguinte, dando uma diferença de IRRF de mais de 600 reais.
Assim sendo, tenho os seguintes problemas e dúvidas:
1) Tenho um único demonstrativo de pagamento para dois pagamentos registrados em extrato bancário. Como são maiores do que 5 mil, será informado no DIMOF. E agora ? o que acontece ?
2) Fui OBRIGADO a recolher mais de 600 reais de IRRF e fui prejudicado. Existe alguma lei que me permita resolver isso ?
3) Essas despesas estão escrituradas em livro caixa, e os valores brutos não batem com o demonstrativo. Isso certamente dará diferença com o que me será enviado no início do ano que vem !
4) De que forma posso tomar providências contra a empresa que cometeu esse erro e parece não estar interessada em resolver ?
5) O que devo fazer para evitar problemas futuros ?
Agradeço pela ajuda de vocês e pelo conhecimento compartilhado.
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Edmundo