Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 13

acessos 4.597

abertura de empresa

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Domingo | 15 maio 2011 | 11:01

Bom dia Marcia,


Segue o link de perguntas e respostas sobre o MEI-Micro Empreendedor Individual, seria viavel você dar uma lida em algumas perguntas e respostas, para tirar suas duvidas.
http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/perguntas/empreendedor.htm

Att.
Eder Gomes

anderson olimpio de paula

Anderson Olimpio de Paula

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 13:44

Boa Tarde Marcia,


Você poderá consultar CNAES no site: http://www.cnae.ibge.gov.br/estrutura.asp?TabelaBusca=CNAE_200@CNAE%202.0

pode ser empresario individual ou sociedade registrada na junta comercial.

Eu te aconselharia usar o CNAE: P 8599-6/99

que compreende:

- as instituições que oferecem cursos de educação profissional de nível básico, de duração variável, destinados a qualificar e requalificar os trabalhadores, independentemente da escolaridade prévia, não estando sujeitos a regulamentação curricular
- as atividades dos cursos de datilografia
- as atividades de professores autônomos ou constituídos como empresas individuais, exceto de esportes, de arte e cultura e de idiomas
- outras atividades de ensino não especificadas anteriormente


Esta subclasse compreende também:

- as unidades centrais e regionais de órgãos voltados ao bem-estar social que têm a educação como atividade prioritária

fonte: site citado

Ana C. M. C. Leandro

Ana C. M. C. Leandro

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Administrativo Financeiro
há 12 anos Terça-Feira | 17 maio 2011 | 14:12

Marcia quanto ao CNAE eu não sei te dizer.
quanto a empresa ser individual ou não, voce escolhe. ao montar uma sociedade voce divide com o/os socios as obrigações e lucros, e individulamente tudo tera que ser voce em contrapartida os lucros serão só seus. sociedade empresária e empresario devem-de registrar na junta comercial. Bom espero ter lhe auxiliado. Tchau e boa sorte

claudio marcio dos santos

Claudio Marcio dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 11:38

Preciso urgente de um modelo de contrato social para uma empresa de emprestimo consignado. Alguem sabe me dizer tbem como funciona a parte de autorização por parte do banco no qual a pessoa vai prestar serviço? Por favor, se alguem tiver informações sobre abertura e funcionamento desse tipo de empresa, preciso de ajuda .

Muito obrigado!


Renata Almeida

Renata Almeida

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 15:59

Boa tarde,

Estou abrindo uma empresa de taxi aéreo e estou com algumas dúvidas...

1) O CNAE a ser utilizado nesse tipo de serviço é o 51.12-9/01?
2) Pretendo alugar uma sala no aeroporto para fins de reuniões (executivos) o CNAE é o 68.10-2/02?
3) Gostaria de implantar no aeroporto salas VIPS porém esse CNAE realmente eu não sei, qual seria no caso?

CNAE:

51.12-9/01 - Serviço de taxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
68.10-2/02 - Aluguel de imóveis próprios

Preciso com urgência.

Atenciosamente,
Renata

MIRIAM THEODORO MOTA

Miriam Theodoro Mota

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 16:06

Preciso abriu uma empresa no ramo de transportes de passageiros (lotação), essa atividade pode ser simpels nacional: no meu entendimento pode, mas eu estava lendo a lc.123, que diz que não pode
alguem pode me dar maiores esclarecimentos sobre isso

TATIANE CABRAL

Tatiane Cabral

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 19:20

Olá pessoal, tudo bem?

Gostaria que vocês me ajudassem a esclarecer a seguinte questão:

Uma fundação, associação e sociedades como as Sociedades Anônimas,

Simples, Coligadas e, inclusive as Holding, poderão abrir filiais, certo? (No caso das Fundações e Associações isso deverá constar no Estatuto, ok.).

A questão é; essas filiais terão CNPJ próprio ou o será o mesmo da

matriz?

Tem alguma lei, normativa ou algo do gênero que aborda especificamente esse assunto?


Desde já agradeço pela atenção e conto com o apoio de vocês para

esclarecer essa questão.


Tati.

SILVESTRE KUCZERA JUNIOR

Silvestre Kuczera Junior

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 16:43

Boa tarde Senhores

Estou com uma duvida: um cliente que é produtor rural (amora, mertilo etc.) ele planta, prepara, faz geleia artesanalmente e vende.
Não estou encontrando CNAE que serve para esta atividade, pois o mesmo quer abrir uma empresa (cnpj)
No aguardo agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.