x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 5.209

Movimentação SEFIP após fechamento da Folha

RAQUEL SETSUKO

Raquel Setsuko

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 11:08

Bom dia!
A Folha de pagamento da empresa é fechada antes de terminar o mês (+/- dia 25 do mês), portanto, as movimentações de desligamento ou falecimento que ocorrem após essa data são consideradas na Folha do próximo mês. Como devo informar essas movimentações na GFIP? Se eu deixo com a data de movimentação correta (data do mês anterior), sempre dá erro porque por causa da competência. Eu posso mudar a data dessas movimentações (falecimento, desligamento) na GFIP? O empregado terá algum problema por conta disso?
Grata,
Raquel

RAQUEL SETSUKO

Raquel Setsuko

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 22:36

Boa noite, Maria!
Obrigada pela resposta, mas eu ainda continuo com a mesma dúvida.
É obrigatório informar na GFIP a data exata do desligamento/falecimento de um funcionário?
Como expliquei, a Folha da empresa é fechada antes de terminar o mês. Por isso, se um funcionário é demitido no dia 30/jun, por exemplo, ele constará na Folha de Julho. Quando vou transmitir a GFIP de Julho, não consigo deixar a data de 30/jun porque dá divergência de competências.
Se eu tiver que informar a data correta do desligamento/falecimento na GFIP, eu sempre terei que fazer 2 GFIPs por mês: da Folha fechada até o dia 25 do mês e dos funcionários que tiveram alguma movimentação após essa data, mas que constaram na Folha do mês seguinte.
Alguém tem esse mesmo problema?

Grata.

Julio Cesar da Silva

Julio Cesar da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 21 junho 2011 | 22:52

Prezada Raquel

O fechamento da folha +-25 de cada mês é uma deliberação da empresa, mas para fazer os documentos legais, você terá de respeitar o mês de competência 30/06 é mês de Junho, e se acontecer uma demissão nesta data você terá de abrir sua folha e contabilizar esta rescisão, emitindo Sefip e Cadeg para este evento.
O que faço na empresa é, negocio para a demissão acontecer no próximo mês, se for um pedido de demissão também, mas neste caso o empregado insistir de pedir demissão em 30 de Junho não posso fazer nada do que aceitar e abrir a contabilização da folha.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.