x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 6.473

Depósito Judicial

Silvia Gouvea

Silvia Gouvea

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 16:42

Sou Ré numa Ação Judicial, e, através do sistema BACEN/JUD, foram transferidadas para contas judiciais boa parte do meu patrimônio. Não entrando no mérito se é justo ou injusto, estou preocupada com a minha Declaração de Imposto de Renda do Ano Base 2011. Os valores dos Bens e Direitos declarados anteriormente foram "drásticamente" zerados, muitos deles. Peço ajuda a vocês de qual a forma correta a ser adotada. Os valores das contas judiciais estão rendendo, e, porenquanto, estão em meu nome. Qual item dos Bens e Direitos pode ser colocado um Depósito Judicial? Os rendimentos dessa conta, declara-se como, ou não declara-se? Sou Contadora de profissão, ma´s não sei como adequar meu próprio caso.Obrigada.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 junho 2011 | 13:05

Silvia
Bom dia


Entendo que embora tenha sido transferido para contas judiciais a propriedade do bem ainda e sua. A transferencia visa somente uma garantia no caso de perda do processo.

Na RFB não há nenhuma determinãção a respeito, meu entendimento é que vc coloque na sua declaração que "o bem esta em conta judicial de acordo com o processo tal.." e considere os rendimentos.



Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

Silvia Gouvea

Silvia Gouvea

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 junho 2011 | 14:38

Heloisa, obrigada pela resposta.
Com relação aos rendimentos dessa conta judicial, também tenho dúvida.
Quando resgataram o investimento, descontatarm IR.
Já a conta judicial, está rendendo juros, portanto é rendimento.
No Bem e Direito, ficou clara sua explicação, valor original.
E o Rendimento, exclusivo, originalmente?

Abraço.

Silvia

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)