x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 51

acessos 450.861

Contabilização transf. merc. da Matriz p/Filial

deniel fernandes fortes

Deniel Fernandes Fortes

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 1 junho 2007 | 15:41

Estou com duvidas de meu lançamento de transferencia de mercadorias da empresa Matriz para suas filiais...
Bom, quando a MATRIZ efetua a transferencia de mercadorias para uma de suas FILIAIS contabilizo da seguinte forma:

D - Custos Vendas "Transferencia da Matriz" - Passivo (Conta do PC da Filial)
C - CMV "(-) Transferencia p/ Filial" - Passivo (Conta do PC da Matriz)

O plano de contas da Matriz e das Filiais são os mesmos, sendo que fazemos as separações das Receitas, Custos e Despesas individualmente.

Alguem poderia "dar uma luz", se estamos fazendo da maneira correta... e tb temos duvida como realizar a entrada dessa mercadoria contabilmente?

Obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Domingo | 3 junho 2007 | 16:30

Boa tarde Deniel,

As transferências de mercadorias entre Matriz e Filiais podem ser registradas pelo custo (a exemplo do que você faz) ou pelo Lucro. Em ambos os casos, a contrapartida será sempre a levada a débito ou a crédito de Conta Corrente. O assunto é extenso e parece não se esgotar, por isto no exemplo abaixo, teremos em conta apenas as transferências contabilizadas pelo custo.

Transferência de mercadorias pelo custo
Vamos supor que a exemplo do que ocorre na sua empresa, haja determinação no sentido de que todas as transferências de Mercadorias entre a Matriz e suas Filiais ou entre estas últimas, devam ser efetuadas sempre pelo valor de custo constante de seus controles de estoque (que estão ao preço médio de aquisição).

Nestes termos, admitamos uma transferência de produtos pelo custo avaliado em R$ 8.000,00, com incidência do ICMS no valor de R$ 1.700,00. (Alíquota de 17%, sobre uma base de cálculo de R$ 10.000,00). Assim, teremos os seguintes registros:

Na Matriz:
D - Conta Corrente Filiais - Filial Jacareí (RLP)
C - Estoques (AC) - 8.000,00

D - Conta Corrente Filiais - Filial Jacareí (RLP)
C - ICMS a Recolher (PC) - 1.700,00

Na Filial:
D - Estoques (AC)
C - Conta Corrente Matriz (ELP) - 8.000,00

D - ICMS a Recuperar (AC)
C - Conta Corrente Matriz (ELP) - 1.700,00

Com esse tipo de registro, tem-se uma transferência de mercadorias pelo custo, de forma que não será apurado nenhum lucro em tal transação. Os mesmos registros são assim realizados quando as transferências se dão entre filiais.

Os saldos das contas correntes serão naturalmente eliminados pela simples consolidação e conferência.

A classificação contábil acima demonstrada é a mais simples de todas, podendo, é claro, ser tornada mais complexa caso sejam necessárias informações adicionais. Suponhamos, para o exemplo, que a Diretoria queira saber (sempre) o valor global das transferências de mercadorias entre as filiais e quiser ter registradas todas essas movimentações.

Neste caso, alternativamente, o registro contábil poderia ser assim:

Na matriz:
D - Conta Corrente Filiais - Filial Jacareí (RLP) - 9.700,00
C - Mercadorias Transferidas - Filial Jacareí (CR) 8.000,00
C - ICMS a Recolher (PC) 1.700,00

D - Custo das Mercadorias Transferidas - Filial Jacareí (CR)
C - Estoques (AC) 8.000,00

Na Filial:
D - Transferência de Mercadorias - Matriz (CR) - 8.000,00
D - ICMS a Recuperar (AC) - 1.700,00
C - Conta Corrente Matriz (ELP) - 9.700,00

D - Estoques (AC)
C - Mercadorias Recebidas em Transferência (CR) - 8.000,00

Naturalmente esta maneira de se registrar as transferências de mercadorias é mais tradicional ou antiga, na verdade, pouco utilizada hoje, mas permite a visualização do volume de transferências efetuado entre Matriz e Filiais.

Assim teremos:
- na matriz, a conta "Mercadorias Transferidas" funcionando como se fosse a conta de "Vendas", de tal forma que sempre se tem o total transferido para cada filial (ou para a matriz) além do total global. Este saldo é fechado pelo menos ao final do exercício social diretamente contra "Custo das Mercadorias Transferidas", que obrigatoriamente possuirá sempre saldo absolutamente igual; e

- na filial, a conta "Transferência de Mercadorias" utilizada como se fosse a conta de "Compras", com o controle dos recebimentos da matriz ou de outras filiais, e também encerrada periodicamente contra "Mercadorias Recebidas em Transferência", sempre, também, de igual valor.

Nota
O exemplo acima tratou das transferências de mercadorias entre Matriz e Filiais com incidência do ICMS, naturalmente deve ser adaptado para os casos em que não haja a referida incidência.

...

Marcos Soares

Marcos Soares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 4 junho 2008 | 12:26

Ola, Saulo.

Quero parabenizar sobre a explicação, porem eu estou com uma dúvida parecida:

Como eu devo proceder para uma empresa do Lucro Real? junto com a mercadoria eu tenho que enviar também as contribuições de PIS e COFINS, acrescido de IPI?

Exemplo eu fiz assim em um exercicio na faculdade porem o meu prof. falou que o conceito está errado e eu fiquei perdido

Matriz / RJ

D - Transferencia Mercadoria Filial SP - 11.000,00
a diversos
C - Estoque - 7.875,00
C - ICM's a Rec. - 1.200,00
C - PIS a Rec. - 165,00
C - COFINS a Rec. - 760,00
C - IPI a Rec. - 1.000,00

Filial/SP

a diversos
D - Estoque - 7.875,00
D - ICM's a Rec. - 1.200,00
D - PIS a Rec. - 165,00
D - COFINS a Rec. - 760,00
D - IPI a Rec. - 1.000,00
a
C - Transferencia Mercadoria Matriz/RJ - 11.000,00


E ai o que você acha está errado ??? sinceramente eu já procurei em um monte de lugar mais nenhum me da uma luz sobre isso, se poder me ajudar ficarei muito grato.

att

Marcos Soares

Marcos Soares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 5 junho 2008 | 12:20

Bom gente,

Eu encontrei no RICMS do RJ no livro I, essa infomação que até antes eu não conhecia:

"Art. 8.º Para efeito de fixação da base de cálculo, na saída de mercadoria para estabelecimento do mesmo titular, deve ser observado o seguinte:

I - destinatário localizado em outra unidade da Federação:

1. o preço de aquisição mais recente, quando o remetente for estabelecimento comercial;"


Agora me surgiu a seguinte dúvida, se eu tenho que lançar na NF de Transferencia o Vr da minha última aquisição, pq muitos comentam sobre Vr. de Custo e Vr. com Lucro, etc.?

Bom se alguem poder me ajudar ficarei feliz.

abç a todos.

Luciana Silva

Luciana Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sábado | 1 agosto 2009 | 14:34


Boa Tarde,

Eu posso ter um plano de contas para a matriz e outros p/ as filiais? As filiais podem fazer cada uma o pagamento de seus boletos, ou a matriz quem deverá fazê-lo? Caso cada uma possua plano de contas como poderia contabilizar um pagamento de uma filial realizado no banco da matriz?

Grata

Luciana

Luciana Silva

Luciana Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sábado | 1 agosto 2009 | 14:47


Sobre o exemplo acima citado entendi que os 17% dos 10.000 ficou os 1.700 referente ao ICMS e pq a mercadoria foi registrada pelos 8.000,00? Não seria 8.300,00?

Grata

Luciana

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 1 agosto 2009 | 15:22

Boa tarde Luciana,

A empresa, a despeito de possuir uma ou várias filiais, é uma só, ou seja, é uma empresa com filiais. Daí não existir a possibilidade da adoção de Planos de Contas diferentes.

Ainda que não seja terminantemente "proibido", usá-los diferentes significa ter o trabalho de elaborar a correlação entre as contas contábeis dos dois Planos, quando da consolidação do Balanço Patrimonial.

Isto porque o Balanço Patrimonial para fins do Imposto de Renda (DIPJ) deve ser consolidado a exemplo do pagamento de tributos e contribuições que devem ser calculados e pagos de forma centralizada pela Matriz.

O "controle" das transações efetuadas entre a Matriz e suas Filiais - ou entre estas últimas - deve ser promovido via "Contas Correntes". Assim (por exemplo) se o pagamento de um fornecedor registrado na contabilidade da Filial foi efetuado pela Matriz os lançamentos contábeis ficariam assim:

Na Matriz
D - Contas Correntes Filial 1 (ANC)
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)

Na Filial
D - Fornecedores (PC)
C - Contas Correntes Matriz (PNC)

Quando do levantamento do Balanço Patrimonial Consolidado não há a necessidade de se fazer constar os Contas Correntes mencionados, pois os valores serão idênticos e por si só se anulam sem interferirem no Resultado do Período.

...


Editado por Saulo Heusi em 1 de agosto de 2009 às 18:16:07

Joviano Antonio

Joviano Antonio

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 08:34

Na questão das transferencia de valores matriz/filial, como zerar os saldos que ficam nas Contas Correntes Filial (ANC / PNC), como o exemplo abaixo.



O "controle" das transações efetuadas entre a Matriz e suas Filiais - ou entre estas últimas - deve ser promovido via "Contas Correntes". Assim (por exemplo) se o pagamento de um fornecedor registrado na contabilidade da Filial foi efetuado pela Matriz os lançamentos contábeis ficariam assim:

Na Matriz
D - Contas Correntes Filial 1 (ANC)
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)

Na Filial
D - Fornecedores (PC)
C - Contas Correntes Matriz (PNC)

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 07:52

Bom dia Alexandre,

As Contas Correntes entre Matriz e Filiais não devem ser informadas no Plano Referencial. Na ECD, assim como nas contabilidades normais, o Balanço Patrimonial da empresa deve ser consolidado.

Na consolidação estas duas contas se anulam e assim como ocorre com as Contas de Compensação não interferem no Resultado.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 08:02

Bom dia Joviano,

Tais contas só serão zeradas se não houverem mais transações entre Matriz e Filiais, caso contrário permanecerão em ambas.

Entretanto, o Balanço Patrimonial para todos efeitos e fins do Imposto de Renda e declarações (DIPJ, DCTF, DACON, ECD, FCont, etc) deve ser consolidado a exemplo do pagamento de tributos e contribuições que serão calculados e pagos de forma centralizada pela Matriz.

Quando da consolidação estas duas contas correntes se anulam, pois o saldo de ambas será idêntico sendo um devedor e o outro credor. Vale dizer que não interferem no Resultado e tal como acontece com as Contas de Compensação, não devem figurar no Balanço Patrimonial.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 17 junho 2010 | 08:12

Bom dia Reginaldo,

Se você é o responsável pela contabilidade de ambas (Matriz e Filial) é imperativo que adote o mesmo Plano de Contas que lhe permita fácil consolidação.

Hoje a maioria dos programas de contabilidade - desde que usado o mesmo Plano de Contas - fazem a consolidação em segundos.

Se você usa Planos de Contas diferentes (o que não é proibido a despeito de desaconselhável) não tem outra alternativa que não o trabalho de elaborar a correlação (de...para) entre as contas contábeis dos dois Planos, quando da consolidação do Balanço Patrimonial.

...

Patrick Fernandes de Souza

Patrick Fernandes de Souza

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 9 outubro 2010 | 17:42

Boa tarde.
Pessoal estou fazendo uma transferência de numerários entre a Matriz e Filial.
Como farei a contabilização dessa transferência e em qual grupo essas contas deverão constar?

Obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 10 outubro 2010 | 11:06

Bom dia Patrick,

Na Matriz
D - Conta Corrente Filial (ANC)
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)

Na Filial
D - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)
C - Conta Corrente Matriz (PNC)

Legenda:
AC - Ativo Circulante
ANC - Ativo Não Circulante
PNC - Passivo Não Circulante

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 10 outubro 2010 | 11:15

Bom dia Elisa,

Para que você obtenha as respostas que procura, será necessário (pelo menos) nos dizer de que tipo de "Saída" e de "Entrada" você se refere.

...

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 25 novembro 2010 | 08:17

Bom dia, Alex


Com créditos a Saulo Heusi, recomendo-lhe a análise da segunda postagem deste tópico.

Na certeza de que você cultivará o hábito de ler pelo menos as mensagens anteriores de cada tópico acessado, agradeço pela atenção.


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Carlos Alexandre da Silva

Carlos Alexandre da Silva

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 4 janeiro 2011 | 17:03

Prezados,

Consegui entender perfeitamento como é feito a contabilizacao entre matriz e filial. Mas uma situacao ocorre comigo. A matriz da empresa fica em outro estado. A filial no Parana. A contabilidade da empreza (matriz e filial), é feita de forma centralizada, nao é separada. So que a matriz enviou para a filial notas de transferencia de mercadoria para revenda e de transferencia do ativo imobilizado. Como fazer esses lancamentos se a contabilidade é centralizada?

ANA SOZINHO

Ana Sozinho

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 11:43

Bom dia,

Tenho dúvidas a respeito dessa contabilização, pois faço as transferencias entre matriz e filial da forma que foi descrito na primeira resposta, mas na hora de lançar o CMV de acordo com a planilha de estoqeu (CUSTO MEDIO) não está dando certo, tem algo que estou fazendo errado. E ainda teve um roubo no mesmo mês, ficou meio confuso e não estou conseguindo bater o meu saldo de estoque da planilha com a contabilidade.
Por favor me dêem uma luz.

Grata,

Ana.

Jose Carlos Jacob

Jose Carlos Jacob

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 11 fevereiro 2011 | 14:38

Boa Tarde!



Quando faço o lançamento de transferência da matriz para filial eu crio as chamadas contas correntes tanto no ativo como no passivo, eu não consigo entender como será feito o fechamento destas contas quando do fechamento do balanço no final do periodo, devo fazer algum lançamento para zerar estas contas ou elas permaneceram com saldo?

FRANCI

Franci

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 10:37

bom dia
Estou fazendo a contabilidade de uma Matriz com Filial optante pelo Simples Nacional, minha duvida é em relação a contabilização da transferencia de mercadorias da matriz para filial , gostaria de saber como fazer, que contas usar, e como ficaria na DRE,

Obrigada

"... Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas, ou pelos bens que possui,o verdadeiro valor de um homem é o seu carater suas idéias e a nobreza de seus ideais ..." "...Charles Chaplin..."
Eliana Aparecida Lubianco

Eliana Aparecida Lubianco

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 15:00

Boa tarde Saulo,

Votando ao inicio deste tópico, ainda tenho dúvidas sobre lançamentos de tranferencia de estoque da matriz para filiais, no meu caso da Matriz que confecciona as roupas para as lojas.

Usando seu exemplo:

Saida
D- Estoque-loja 103 (compensação)* - obs: vou criar uma conta pra cada loja?Que Grupo?
C- Estoque de Produto Acabado

D- Estoque - loja 103 ( pq não custo?)
C- ICMS Recolher

Entrada loja

D- Estoque de Produto Acabado
C- Estoque Matriz (compensação)*

D- ICMS Recuperar
C- Estoque Matriz (compensação)* - pq. estoque?

????? como vou zerar essas contas de compensação se tenho saldo devedor e credor em ambas? Na sua explicação diz: " os saldos das contas correntes ( compensação) serão naturalmente eliminados pela simples consolidação e conferencia. (?????)

Segundo meu plano e pelo que entendi ( no meu planotenho as contas "transferencia remetida" no grupo vendas e "transferencia recebida" no grupo compras. Tenho o grupo de contas de compensação, nem ativo, nem passivo, grupo 3, nos quais tenho as contas de remessa para industrialização, nenhuma de estoque):

Saída:

D- Transferencia Remetida - ( no caso acrescento loja 103)
C- Estoque Produto Acabado

D- Transferencia Remetida
C- ICMS Recolher

Entrada Loja:

D- Estoque Produto Acabado
C- Transferencia Recebida - MTZ

D- ICMS Recuperar
C - Transferencia Recebida - MTZ

Procede?

????? Em uma explicação anterior, não sua, " sim, vc deverá apropriar no ativo estoque para cada unidade", na verdade a que ficou transitoria foi a conta 'Estoque de Produto Acabado" , saiu e entrou.

Por favor, me esclareça isso, preciso fechar esse assunto urgente!

Muito Grata,

Eliana




Jose Carlos Jacob

Jose Carlos Jacob

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 09:21

Bom dia Saulo,


Com relação a materia postada no segundo topico, a empresa que tenho que fazer a transferencia de produtos nao tem controle regular de estoque e desta forma não contabilizo a conta estoque como devo fazer este lancamento.
Devo creditar direto em Custos (CR), ou devo fazer de outra forma?

Elisangela Santos

Elisangela Santos

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 17 junho 2011 | 11:32

Bom dia
Tenho uma empresa que é Lucro Real com uma filial que durante o ano teve entradas de mercadorias a 12% e teve incidência de pis/cofins. No fim do ano transferiu todo o seu estoque para a Matriz a 19%. E essa diferença de ICMS não sei como contabilizar pode me orientar por favor. Exemplo:

Compras Filial 10.000,00
ICMS – 1.200,00
PIS 165,00
Cofins 760,00


D- estoque filial 8.800,00
D- ICMS a recuperar 1.200,00
C- fornecedores 10.000,00

D- Pis a recuperar Filial 165,00
D- Cofins a recuperar 760,00
C- Estoque Filial 925,00

Estoque liquido 7.875,00

Transferência para Matriz 10.000,00
ICMS 1.900,00

D- Estoque Matriz 10.000,00
C- Pis a recup Filail 165,00
C- Cofins a recup. Filial 760,00
C- Estoque filial 8.100,00
C- xxxxxxx (Icms) ????

Como o cliente zerou seu estoque estou com essa dificuldade, devido ao ICMS, e esses lançamentos estão corretos?

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.