x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.303

Alteração de Dados historicos

Renato Ferreira Campos

Renato Ferreira Campos

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 12 anos Quinta-Feira | 21 julho 2011 | 15:30

Boa tarde,

Estou atendendo um cliente de Portugal e o mesmo me efetuou a seguinte questão:

- Possui um ativo incluso em 2003.
- Este ativo foi incluso igual a nota fiscal sem o desmembramento dos itens. (Ex. Monitor, CPU, etc).
- ocorreu todas as depreciações conforme norma IFRS até 2010.
- Em 2010 um dos itens deste ativo ficou avariado e teve-se a necessidade de trocá-lo, porem como não foi incluso o bem desmembrado no sistema ele não consegue fazer esta substituição.

A solicitação do cliente é que se modifique toda a base histórica deste ativo (de 2003 a 2010) aplicando um percentual relativo para cada item do bem, excluindo o bem original no sistema. Essa operação deve ser feita para todos os itens de movimentação do bem (Depreciações, amortizações, etc.)

O que o cliente pede pode ser feito?


Obrigado.


Renato Ferreira Campos

Juan Gustavo Lorente Gaston

Juan Gustavo Lorente Gaston

Prata DIVISÃO 1, Assistente Auditor
há 12 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 13:21

Eu não aconselho a você modificar balanços anteriores.
Eu faria os ajustes apenas nesse ano, como:
Entendo que esse bem esta na conta imobilizado na conta analítica Equip. De informática, o que pode ser feito é a criação de contas mais especificas (monitor, CPU, etc...), ou por meio de Nota explicativa demonstrar os valores nessa conta declarados (Controlando tudo por uma planilha).

Se for optar por ajustar as contas analíticas fazendo uma "transferência" para a conta especifica:
Debito na conta especifica (nova conta)
Credito na antiga conta


Veja que assim não fara nenhuma alteração nos valores do balanço, você só estará "reclassificando algumas contas".

Agora pelo que você analisou isso vai trazer algum impacto no Balanço ou não?

Juan Gaston
Consulcamp Auditoria e Assessoria
Campinas - SP
https://www.consulcamp.com.br
Renato Ferreira Campos

Renato Ferreira Campos

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 12 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 13:39

Boa tarde,

Obrigado Juan pela resposta.

No balanço nenhum, somente a rastreabilidade do bem (imobilizado) que ficaria diferente. Antes da solicitação = Computador (em 2003), após a solicitação = Monitor, CPU (em 2003) --> Desmembramento retroativo.

Aconselhei o cliente a não efetuar essa operação, mais ele quer que mude todo o histórico do bem para que efetue essa modificação. Procurei na IFRS e na SOX e não encontrei o principio ou regra que bloqueie tal alteração. Será que existe tal norma ou vou ter que ajustar para o cliente?

Obrigado

Juan Gustavo Lorente Gaston

Juan Gustavo Lorente Gaston

Prata DIVISÃO 1, Assistente Auditor
há 12 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 14:06

O problema:
È que os livros já foram feitos.
Os balanços já foram fechados.
Se todos já tiverem sido reconhecidos pela junto e tal, dai fica mais complicado.
Agora se ainda não foi reconhecido (o que acho difícil) então eu não vejo problema, ainda mais porque não via modificar nenhuma declaração já entregue (Apenas o SPED) .

Verifique se os livros já foram reconhecidos, se já foram de uma procurada em que fazer, senão foram ai a mim não vejo problema (mesmo não aconselhando a fazer).

Juan Gaston
Consulcamp Auditoria e Assessoria
Campinas - SP
https://www.consulcamp.com.br
Renato Ferreira Campos

Renato Ferreira Campos

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 12 anos Quinta-Feira | 28 julho 2011 | 08:40

Bom dia,

Somente para continuar o topico, o que o cliente pediu fere os seguintes princípios da IFRS:

• Confiabilidade
o Representação Adequada
o Prudência
o Integridade
• Comparabilidade


Portando não posso fazer essa alteração mesmo não alterando o valor contabil.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.