x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 4.323

Autenticação de Diário sem o livro anterior

Solange

Solange

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 8 agosto 2011 | 21:22

O último livro em mãos que a empresa possui é o Diário de 1999. Após esse ano, empresa foi declarada como inativa, exceto no ano-calendário de 2000 e 2001. Que ao meu ver teríamos Diário para tais anos. Mas como a empresa foi comprada a bastante tempo, não temos como realmente saber se há a existência dos livros. Então fui até a Junta Comercial aqui do RJ , e lá me informaram que não possuem a informação de qual foi o último livro autenticado visto que naquela epóca os controles não eram via sistema. E m consulta a IN 107, em seu artigo 27 informa que cabe às Juntas Comerciais manter o controle dos instrumentos de escrituração autenticados. Não entendo porque o Junta Comercial não sabe qual foi o último livro autenticado.

Agora será preciso autenticar na Junta Comercial o Diário de 2010. Como agir ?


Alguem poderia me ajudar, obrigada!

PAULO RENATO FERREIRA DE ALMEIDA

Paulo Renato Ferreira de Almeida

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2011 | 14:08

Olá Pessoal

Estou com o mesmo problema em relação ao livro Diário, pegue a escrita de uma empresa em 2009, que iniciou suas atividade no ano de 1990. O outro profissional não fazia os livros. Preciso autenticar que livro de 2009 e 2010, porém a Junta Comercial disse que tenho que ter o livro do exercício anterior autenticado, ou seja, o livro de 2008. Impossível o livro não existe!!!!
Alguem sabe como resolver a situação?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.