Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.029

Filipi Aires

Filipi Aires

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 16 agosto 2011 | 12:59

Boa Tarde,
Tenho um duvida referente ao desconto de VT.

Ex: Salario 750,00 x 6% = 45

Se o funcionario faltou 2 dias no mês eu faço o desconto em cima do 750,00 ou em cima de 700,00 que seria 28 dias?



Obrigado.
Filipi Aires

celso  siqueira

Celso Siqueira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 16 agosto 2011 | 13:53

Boa tarde Filipi !
Na sua pergunta, você citou que o empregado tem um salário de R$750,00, o seu raciocínio está correto, quanto ao percentual do desconto, 6,00%, agora, quando o empregado falta ao trabalho, ele terá o salário reduzido e em cima do que ele for receber de salário, é que terá o percentual aplicado, a sua segunda opção, está correta.
Felicidades !

FABIO HONORIO

Fabio Honorio

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 16 agosto 2011 | 13:55

Prezado Filipi,


Vou tentar ajudar, desculpe se não entendi bem a pergunta.

Você quer saber se quando for descontar o Vale transporte será com base no salário de R$ 750,00 (que é o salário que o funcionário recebe no mês, ou se vai ser em cima do valor que o funcionário irá receber), é isso? pelo que eu entendi o funcionário faltou 2 dias injustificados e a empresa vai descontar, ou seja, o salário do funcionário esse mês será 700,00 devido ao desconto no salário, logo o valor do desconto do VT será com base nesse valor R$ 700,00.


Espero ter ajudado.

Filipi Aires

Filipi Aires

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 12 anos Terça-Feira | 16 agosto 2011 | 15:33

Era isso mesmo que estava perguntando, se os 6% eram aplicados em cima do salario normal ou se era em cima do salario reduzido por causa das faltas.

caso 1:
Agora tenho outra duvida:
Em um mês que o funcionario trab. 30 dias com salario de 750, foi desc. 6% sendo 45,00
e ele recebeu 100,00 de VT.

caso 2:
E no outro mês que o funcionario trab. 28 dias com salario de 700, foi desc. 6% sendo 40,00
e ele recebeu 100,00 de VT.


No caso 2, o empregador passa a ter prejuizo porque o desconto foi somente de 40,00 e o empregado recebeu normalmente o seu VT de 100,00.

Está correto este raciocinio?



JOAO ALEXANDRE PEREIRA BARBOSA FILHO
Articulista

Joao Alexandre Pereira Barbosa Filho

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 16 agosto 2011 | 22:00

esta correto o raciocinio uma vez que o desconto deve ser efetuado sobre o valor recebido mas a quantidade de vales recebidos é a mesma.

João Alexandre Filho
Alexandre Contabilidade
Bel. Ciencias Contabeis
Graduando em Direito

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.