x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 710

Ajuste de exercicios anteriores

Edson Cunha

Edson Cunha

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 17 agosto 2011 | 15:20

Estou com uma dúvida conceitual. É o seguinte: Tive que usar a conta de Ajuste de exercicios anteriores para registrar a contrapartida de uma conta de passivo. Trata-se esse ajuste de despesas de tributos federais já parcelados na RFB, embora sem o devido registro contabil. A duvida é a seguinte: Em que momento essa conta de Ajuste é zerada? No momento do encerramento dos exercicios subsequentes? Nesse caso não estarfia reconhecendo em duplicidade, uma vez que com os pagamentos mensais dos parcelamentos (PC) já estou zerando tal despesa. A rsposta deve estar nos meus olhos, mas não estou conseguindo enxegar. Grato.
Em tempo: Empresa no Lucro Presumido.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 22 agosto 2011 | 20:16

Edson Cunha

Se voce está ajustando contas ativas ou passivas referentes a exercicios anteriores ha de concordar comigo que o resultado do exercicio anterior nao estava correto, Portanto so pode ser a conta de lucro acmulado ou prejuizo.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.