x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.871

Receita não operacional

Alessandra Barros

Alessandra Barros

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 10:44


Olá pessoal estou com uma dúvida sobre um valor que temos a receber de um fornecedor aqui na empresa,segue abaixo:
Trabalho em uma multinacional do ramo Petrolífero e essa semana recebi um e-mail de um fornecedor que diz ter um valor de R$ 67.000,00 para nos pagar,segundo ele foi feito um acordo do departamento de compras da nossa empresa com a empresa deles de que quando o faturamento ultrapassasse um certo valor eles concederiam descontos para a nossa empresa. O problema é que ainda não sabemos bem o motivo mas parece que por conta de um acordo deles com a nosso departamento de compras internacional a nossa empresaoptou por receber esse valor em dinheiro no lugar de ser em descontos nas faturas.
Agora eu pergunto a vocês, qual seria a melhor forma da empresa receber esse dinheiro?
No meu modo de ver seria melhor que tivessem optado por receber esse valor em descontos pois o recebimento desse valor em dinheiro vai gerar receita (R$ 67.000) .
Gostaria de uma opinião dos senhores sobre como seria a melhor forma de receber esse valor e como seria classificado essa receita?

Desde já agradeço a ajuda

Alessandra Barros
RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 16:33

Boa Tarde, Alessandra Barros.

1) É fundamental possuir o documento que embasou este benefício; com base nele deve-se determinar a forma de contabilização.

2) Se for desconto financeiro de um título/duplicata, ou por conta de vários, lançar:
D - AC, Disponibilidades, conta: Bancos Movimento
C - DRE, Receitas Financeiras, conta: Descontos Auferidos.

3) Se o valor decorrer de pacto contratual (contrato firmado entre as partes) face 'superação' do valor de compras junto ao fornecedor, contabilizar:
D - AC, Disponibilidades, conta: Bancos Movimento
C - DRE, Receitas Financeiras, conta: Receitas de Bonificação Contratual (ou nome que se assemelhar).

Note que se houve bonificação financeira contratual, isto não representa diminuição do custo da mercadoria/produto adquirido (CPV), e sim um ganho financeiro e como tal deve ser reconhecido. É a minha opinião e que sugiro praticar!

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Alessandra Barros

Alessandra Barros

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 23 agosto 2011 | 17:02

Ronaldo,
muito obrigada por seu esclarecimento,acho que no caso do ocorrido, o melhor realmente será adotar o lançamento de acordo como uma bonificação financeira contratual o que não representará custo da mercadoria e sim um ganho financeiro.
Embora essa seja a única solução mediante o trato feito no passado acredito que seria melhor que em uma próxima vez esses descontos fossem feitos nas próximas notas a serem emitidas após o valor do faturamento atingir o valor X acordado, correto ?
Pois dessa forma esse valor não entraria como receita aumentando a mesma e gerando uma maior carga tributária, correto?
E para receber esse valor, fora o documento do acordo, precisamos de mais algum suporte para futuros questionamentos?

Obrigada

Alessandra Barros
RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 10:14

Bom Dia, Alessandra Barros.

1) Se obtiver consenso junto ao fornecedor, a melhor ideia é praticar um desconto diretamente no preço de venda (já líquido na NF) pois, sim, haverá economia tributária (podemos chamar aqui de "planejamento tributário") gerando menor carga de impostos.

2) Aplicando o critério acima a sua empresa terá um maior valor agregado na venda dos seus produtos com mehor rentabilidade.

3) Sempre é mais conveniente para as duas partes (cliente x fornecedor), a nível de um bom relacionamento e sinergia, sejam praticados através de no mínimo através de uma via formal de correspondências (carta, e-mail, fax, etc). Diria, o melhor mesmo seria através de Contrato de Fornecimento.

4) As grandes corporações formalizam seus negócios através de contratos de fornecimentos a médio ou longo prazos para garantia de preços e entregas para as compras em grandes volumes e respectiva sinergia.

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.