Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 658

ana raquel caires

Ana Raquel Caires

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 10:07

Bom dia Colegas,

Gostaria de uma ajuda de vocês, sei que o tema depreciação já foi muito falado , mas preciso de uma ajuda para análisar o seguinte caso:

A empresa possui um veiculo que teve o motor retificado. O valor do motor retificado deve ser lançado como despesa ou deve ser agregado ao valor do bem para ser depreciado?

E na hipotese, por exemplo, de cadeiras reformadas? Devo lançar como despesa ou recalcular a depreciação? Pois terá uma vida util maior.

A empresa é Lucro real e está enquadrada no RTT.

Obrigada

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 24 agosto 2011 | 10:33

Bom Dia, Ana Raquel Caires.

1) Retificação de motor de um veículo. Entendo que deverá ser contabilizado em despesas (DRE, conta: Despesas com Manutenção e Conservação de Veículos), pois via de regra a retificação do motor não vai agregar muito valor e tempo de vida útil a esse veículo.

2) Reformas de cadeiras. Seguindo o mesmo critério acima, opino também contabilizar direto em despesas (DRE, conta: Despesas de Manutenção e Conservação de Móveis e Utensílios).

Portanto, s.m.j., em minha opinião estes valores devem ser despesados imediata e integralmente, pois aqui estou primando pelo uso da "essência sobre a forma" (princípio contábil da IFRS) .

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.