Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.197

Obrigatoriedade Diario e Razao na transf de RT

Regiane Cristina Santos Reis

Regiane Cristina Santos Reis

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 2 setembro 2011 | 15:27

Eu gostaria de uma informação: Estamos passando a resposabilidade contábil para uma outra contabilidade. A partir de 01/11/2010 a nova contabilidade se responsabilizará pelos lançamentos. Ela está alegando que eu tenho que encerrar e entregar um balanço encerrado até 31/10/2010 e emitir diário e razão. Isso procede? Gostaria de uma direção de vocês baseada na legislação contábil para poder argumentar, se for o caso.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 3 setembro 2011 | 15:56

Regiane, boa tarde.

Se a empresa fornecer todos os relatórios (notadamente o inventário de mercadorias) em 31/10/XX, o aconselhável é que encerre o período em que figurava como responsável técnico, elabore as demonstrações financeiras e (se for o caso), encaderne os registros contábeis.

Mas o parecer acima não vejo como norma.

Poderá também em 31/10/XX simplesmente emitir o Livro Diário, Balancetes e Razão, (sem encerramento das contas de resultado) para que o novo profissional, de posse das contas do balancete, inicie os saldos em 01/11/XX, cabendo ao mesmo em 31/12/2010, fechar efetivamente a escrituração contábil, cfe determinado por lei.

Somente a título de comentário, não vejo nenhuma vantagem em pegar escrituração de uma empresa faltando apenas dois meses para encerramento do exercício, já que o bom senso me faria esperar por mais dois meses para iniciar meu contrato de prestação de serviços, pois em tese, estaria comprometendo 10 meses (responsabilidade de outro RT) em prol de 2.

Boa sorte.
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Regiane Cristina Santos Reis

Regiane Cristina Santos Reis

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 18:39

Então Hugo eu tb acho que os envolvidos deveriam usar o bom senso, mas nem sempre é assim né?
Na verdade quem pegou a contabilidade é que está cobranco esse encerramento, na verdade ele não quer se comprometer e ser responsável somente pelos dois meses que ele acertou em contrato. Pelo que você me respondeu então o que ele está pedindo é correto então né; posso pedir para o antigo contador fazer os encerramentos para a apresentação do balanço, do diário e razão até 31/10. Eu te agradeço imensamente.

Obrigada

Regiane

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.