x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 128

acessos 758.916

Iniciação com escritório de contabilidade ou como autônomo

Sérgio Marcelino Silva

Sérgio Marcelino Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 11 janeiro 2016 | 14:45

Boa tarde. Um amigo de uma associação rural que que eu faça a contabilidade da associação e de uma cooperativa que fundaram recentemente. Sou téc. contabilidade e não possuo experiência. Já tenho o registro no crc. Gostaria de informações como montar um escritório ou mesmo se posso aceitar o serviço já que são apenas duas, e quando tiver mais experiência montar um escritório. Grato pela atenção.

ALESSANDRO AZEVEDO

Alessandro Azevedo

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Domingo | 31 janeiro 2016 | 19:05

Olá amigos, boa noite! Sou técnico em contabilidade formado em 2010, todavia, fiz um curso, um estágio de 1 mês por exigência do curso e nunca mais trabalhei na área....... Hoje tenho interesse em atuar, primeiro pela formação, segundo porque sai da área que estava antes. Desta forma, não tenho interesse em atuar com grandes empresas, mas, sim, com prestadores de serviços, empregador doméstico, lava rápido, lojas de roupas pequenas,médicos, advogados, corretoras de seguros, papelarias, enfim, procedimentos do simples nacional, mas como disse NÃO tenho nenhuma experiencia para tanto...

Desta forma, gostaria de saber como devo proceder, penso até em fazer um estágio, não quero qualquer remuneração, apenas apreender, vocês sabem me indicar, se é que existe, um curso que me ensine tudo sobre a contabilidade do simples, desde o início, abertura de empresa, nota fiscal paulista, enfim, todo procedimento necessário para atuar nesta fatia do mercado?

Ou algum contador experiente que dê essa assessoria mediante remuneração?

Muito obrigado!

Alessandro Azevedo.

Luiz Fernando Finazzi Santos

Luiz Fernando Finazzi Santos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 19:55

Olá Gesil, lamentavelmente, não posso atender seu pedido pois sou de São Paulo, mas também procuro parceria por aqui, assim resta a nós Contadores, não só os ditames do governo em querer fazer de nós seu empregado, como também (como se não bastasse) a incumbência de achar um parceiro(a) para dividirmos clientes, afazeres e honorários, não é mesmo?

Leticia

Leticia

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sábado | 6 agosto 2016 | 13:54

Boa tarde.
Sou contadora e já trabalho em um escritório contábil, mas apenas na parte contábil.
Quero começar a fazer a contabilidade de firmas como autônomo, mas tenho muitas dúvidas a respeito de como abrir uma empresa.
Minha primeira empresa será uma Ltda.
- A empresa possui mais de um sócio. Ela pode ser ME?
- O que devo fazer primeiro? Cadastrar o CNPJ, Registrar a empresa na junta comercial com o contrato social? Por onde devo começar? Quais taxas deverão ser pagar?

Desde já agradeço a atenção de todos!

Att

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 9 agosto 2016 | 08:17

Leticia, mesmo tendo sócio, a mesma pode sim ser ME, vai depender basicamente do faturamento dela, como também da atividade que a mesma vai exercer (existem atividades impeditivas no simples, independente de sócio, faturamento).
Sobre o que fazer primeiro, você deve verificar se seu estado tem o sistema interligado Junta Comercial/Prefeitura/Receita Federal. Se tiver apenas fazer o processo nesse sistema interligado será suficiente para obter o Nire da Junta, cadastro Municipal da Prefeitura e o CNPJ da Receita Federal.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Leticia

Leticia

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2016 | 00:23

Obrigada, Andrei!

Estou tentando abrir a empresa em MG, como sou do RJ, estou tendo muita dificuldade, também por ser a primeira vez que eu lido com abertura de firmas.
Entrei no site da Jucemg e tem disponível um passo-a-passo. Contudo quando entro com a solicitação na Coleta Online, minha solicitação não é atendida:
Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s):


ÓRGÃO - MOTIVO


SEFAZ-MG - Estabelecimento inexistente no endereço.

O endereço está correto, e como é abertura realmente ainda não há o estabelecimento, visto que estou esperando a solicitação ser atendida para continuar com os procedimentos e poder abrir a empresa.


ROMUALDO BARBOSA SANTOS

Romualdo Barbosa Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 25 setembro 2016 | 12:00

Letícia, bom dia
Como imagino que o processo seja parecido com as demais regiões, aqui em Belém-Pa, é necessário ter alguém no endereço para receber a equipe da prefeitura e apresentar o local onde a empresa ficará localizada, para vistoria e geração das taxas correspondentes.
Ats

Elielson

Elielson

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 25 setembro 2016 | 18:40

O essencial para quem vai abrir um escritório de Contabilidade é trabalhar ao menos 1 mês ou 2 em um escritório para vivenciar a prática e rotinas dos departamentos (RH, FISCAL, CONTÀBIL, Registro mercantil) e fazer cursos rápidos de Rotinas de Departamento pessoal, Departamento fiscal e abertura de Empresas. Com isso e uma dose de autodidatismo você vai longe. Tenho 4 anos atuando e comecei assim, mas é muito corrido, você tem que parar para ler tudo que encontrar pela frente, pois informação é tudo nessa área. Você deve assinar um sistema de Contabilidade (Alterdata, Sismont, Domínio) e uma consultoria (IOB, ECONET, COAD). É uma empreitada firme. Boa Sorte!

Leticia

Leticia

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2016 | 03:56

Obrigada, Romualdo! Depois de muita luta consegui passar por essa fase. Eu trabalho há seis anos com contabilidade, mas na empresa onde trabalho, é dividido por departamento, então essa é a primeira vez que abro uma empresa. Por isso, estou tendo muitas dúvidas.
Consegui gerar o DBE. Eu estou seguindo o passo-a-passo da JUCEMG, lá como próximas etapas estão:
7º Passo: Acessar o site da Jucemg (https://www.jucemg.mg.gov.br) e clicar no PORTAL DE SERVIÇOS
(Serviços WEB / Integrador / DAE ONLINE).
8º Passo: Clicar no link INTEGRADOR (Sistema Integrador REMP e FCN) (4) e, em seguida, no
link GERAR NOVO FCN/REMP(5).
9º Passo: Preencher o formulário eletrônico e clicar em CONCLUIR para esta operação.
Porém no email que recebi está assim:
Acesse www2.fazenda.mg.gov.br.
Para imprimir o comprovante de protocolo, escolha a opção Consulta de Protocolo.
Para imprimir o DAE, informe o Protocolo ou Inscrição Estadual, o CPF e a Senha, e escolha Documento de Arrecadação - Manutenção de DAE.
Para visualizar a documentação pendente, informe o Protocolo ou Inscrição Estadual, o CPF e a Senha, selecione o protocolo e clique em Pendências.

Estou na dúvida de qual procedimento seguir, e no caso do da JUCEMG, qual o ato que devo escolher para emitir o DAE e o FCN/Remp.
Se alguém puder me ajudar, eu agradeço! Obrigada

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 18 outubro 2016 | 08:17

Bom dia Leticia !

O Fórum Contábeis tem Salas para diversos assuntos, inclusive para Registro de Empresas, esta sua última pergunta não tem nada a ver com o assunto deste tópico, irá fugir totalmente deste título.
Formule consultas ou abra tópico na sala de Registro de Empresas.

Att.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Página 5 de 5
1 2 3 4 5

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.