x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.349

Livro Caixa - Falta de elaboração em ME gera pena?

Thiago Alves Silva Lessa

Thiago Alves Silva Lessa

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2011 | 21:26

Nobres colegas,

Existe algum dispositivo legal que contemple penalidades para a não elaboração de Livro Caixa por uma ME?
Pergunto pois meu escritório foi contratado por uma Drogaria e quando pedi uma posição contábil ou financeira para o contador anterior o mesmo falou que não tinha nada e que simplesmente emitia as guias para recolhimento do simples, antecipação de icms e encargos sob folha e nunca realizou escrituração contábil.
Porém na Lei do Simples diz que é obrigatório escrituração do Livro Caixa, e todos meus clientes faço escrituração completa emitindo no fim do ano Livro Diário e Razão., por isso minha dúvida pois nunca tinha visto caso semelhante.

Thiago Lessa

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 4 outubro 2011 | 09:17

Thiago,
Pelo que você expôs o contador anterior não fazia escrita nenhuma, só emitia guias p/recolhimentos de impostos, com certeza se houver uma fiscalização vai gerar multas, ele teria que no mínimo fazer o livro caixa, sem falar que ele pode ser multado pelo seu CRC por falta de escrituração contábil.

Como diz Boris isto é uma vergonha!


Um abraço,

Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.