x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.330

IMOBILIZADO FINANCIAMENTO

MARCOS VINICIUS FERNANDES BORGES

Marcos Vinicius Fernandes Borges

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 16 julho 2007 | 19:05

Estou fazendo a escrituração contábil de uma empresa transportadora que está adquirindo seus caminhões através de financiamento por uma concessionária.
Como nunca cheguei a lançar nenhuma Bem do ativo comprado através de consórcio estou com dúvida sobre o correto lançamento, pois a empresa não adquiriu o bem de imediato, ela precisou efetuar um lance para adquirir o(s) caminhão(ões).

Como e onde terei que efetuar este lançamento já que estão nesse financiamento (boleto bancário) diversos adicionais mais a parcela do Bem:
*Contribuição para compra do Bem
*Taxas administrativas
*Fundo de reserva
*Seguro vida
*Tarifa bancária


p.s.: O financiamento foi feito em 100 parcela, gostaria de saber se terei que lançar parte no passivo exigível a curto prazo (até o final do ano subseqüente) e o restante no exigível a longo prazo ou efetuo o lançamento somente no exigível a longo prazo?????


Desde já agradeço a todos que ajudarem a esclarecer minhas dúvidas!

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Segunda-Feira | 16 julho 2007 | 21:59

Boa noite Marcos

Como providência primeira deveríamos deixar claro os meios usados pela transportadora para adquirir seus caminhões. Em princípio você menciona que foi "através de financiamentos" e na segunda oração, "através de consórcio".

São "negociações" diferentes que devem ser registradas na contabilidade também de maneira diferente, dada as suas características. O único aspecto em comum (nos dois casos) é que sem o referido Contrato (seja de Financiamento ou do Consórcio) não há como se efetuar os lançamentos contábeis.

Nos links abaixo se discutiu a contabilização de consórcios, espero que o ajude.

Contabilização de Consórcio de Veículos
https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=1771

Se financiado foi, você tem razão quanto a ser devido o rateio das parcelas a Curto e Longo Prazo. Cabe lembrar que os juros, (em obediência ao Princípio da Competência) também devem ser rateados (Juros incorridos e Juros a Incorrerem), critério idêntico deve ser usado para contabilização do seguro.

Sem a leitura atenta das cláusulas e condições do Contrato (repito) não há como orientá-lo sem o risco de não atendermos suas expectativas.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.