x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 3.306

Aposentadoria MEI

FLAVIA MARTINS DOS SANTOS

Flavia Martins dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 22:47

Boa noite a todos!

Sou empregada de uma empresa privada. Eu quero abrir um MEI. Quando eu me aposentar, eu vou aposentar com qual valor? O que a contribuição do MEI vai influenciar na minha aposentadoria? Vai melhorar ou diminuir?
Tenho que recolher algum complemento em alguma guia de GPS?

Por favor, preciso muito dessa ajuda, se alguém puder dar uma opinião eu agradeço muito.

Obrigada!!

WILLIAN AZEVEDO BRANDAO
Articulista

Willian Azevedo Brandao

Articulista , Gerente Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 07:23

Bom dia!

Prezada Flavia Martins

Tudo bem? Espero que sim!

É o seguinte para responder estas perguntas terá que fazer uma simulação de aposentadoria pra você, onde, deverá ser analisado qual a melhor forma de aposentadoria, se é por tempo de contribuição ou por idade.
Se for por idade não vai precisar contribuir a parte, agora, se for por tempo de contribuição você terá que pagar 15% sobre o salário minímo, a parte.
Para saber o valor terá que pegar um extrato de contribuição la na Previdência Social, uma vez que as duas contribuições irão somar para melhorar o valor de sua aposentadoria.

Creio que respondi todas as suas perguntas, caso exista mais alguma, estou a disposição!

At.

Willian Azevedo Brandão
Gerente de Recursos Humanos

FLAVIA MARTINS DOS SANTOS

Flavia Martins dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 08:52

Bom dia Willian, tudo bem sim, graças a Deus!

Então o meu caso é o seguinte:

Tenho 23 anos, sou registrada em carteira, e pretendo aposentar por tempo de contribuição.
Quero fazer o MEI para poder emitir notas fiscais aos clientes que pedem quando presto serviços.
Porém, pelo MEI eu li que só poderei aposentar com o mínimo, e por idade, para aposentar por tempo de contribuição terei que recolher o complemento de 15%.
Mas eu gostaria que a minha contribuição como registrada contasse também para a aposentadoria, ou seja, queria que eu não aposentasse apenas com o mínimo do MEI.
A partir daí, gostaria de saber se devo complementar também a minha contribuição do registro em carteira mensalmente, ou se devo complementar apenas a do MEI e como consequencia, somará as duas contribuições para aposentadoria (MEI + carteira assinada).

Agradeço a atenção!

WILLIAN AZEVEDO BRANDAO
Articulista

Willian Azevedo Brandao

Articulista , Gerente Recursos Humanos
há 12 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 09:24

Nesse caso sim! Você deverá contribuir 15% para completar os 20% do contribuinte individual e ter o direito de somar esta renda para aposentadoria por idade. Ex.:

Se você ganha R$ 545,00 na carteira e contribui na MEI R$ 545,00, você então terá R$ 1090,00 de contribuição. Quando você aposentar irá aposentar com R$ 1090,00.

Ok?!

Willian Azevedo Brandão
Gerente de Recursos Humanos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.